Nova cliente da Embraer, companhia aérea de Camarões ganha luz verde para estrear

Zejet irá operar com jatos ERJ 145 que antes pertenciam à francesa HOP. País africano só tem uma empresa aérea atualmente
Os ERJ 145 da Zejet eram operados pela Hop!, da França (Alf van Beem)

A Embraer tem uma “nova” cliente na África. A companhia aérea Zejet, de Camarões, obteve na semana passada sua licença operacional da Autoridade Aeronáutica Nacional do país, abrindo caminho para sua estreia, estimada em até seis meses.

A Zejet já recebeu dois ERJ 145 e está em vias de contar com uma terceira aeronave do modelo regional, todos eles que operavam antes na regional HOP!, que pertence à Air France.

São jatos com idade bastante avançada. O mais antigo deles, de matrícula TJ-ZAS, iniciou sua carreira comercial em 1998 na Regional Airlines, antiga subsidiária da Air France.

Na Zejet, ou Fly Zejet, os ERJ 145 terão 49 assentos e são cotados para voar para cidades como Douala, Yaoundé, Garoua e Maroua.

Única companhia aérea

O transporte aéreo no Camarões passa por uma queda brutal na demanda causada pela pandemia, segundo a imprensa local. De 330 mil passageiros em 2019, o movimento nos voos domésticos caiu para apenas 104 mil pessoas no ano seguinte – não há dados oficiais mais recentes.

O país da região ocidental da África Central, com cerca de 27 milhões de habitantes, só possui uma companhia aérea, a Camair-Co, que pertence ao governo e operar uma frota de apenas seis aviões – um Boeing 767-300, dois 737-700, um turboélice Dash 8-Q400 e dois Xian MA60, um avião regional chinês feito sob licença da Antonov.

O turboélice chinês MA60 é um dos poucos aviões comerciais de Camarões (Michael Ward)

Total
0
Shares
Previous Post

Dona de quase 100 jatos da Boeing, companhia britânica compra mais 35 A320neo

Next Post

Airbus A380 da Emirates deve voltar ao Brasil em 30 de outubro

Related Posts
Total
0
Share