Sindicato quer bloquear possível venda de jatos da Embraer para filial da Air France

Companhia aérea HOP não pode operar aviões com mais de 110 assentos, mas entidade que representa pilotos defende relaxar cláusula de escopo para permitir encomenda do Airbus A220-100

Embraer E190 da Air France HOP!
Embraer E190 da Air France HOP! (Kevin Hackert)

A Embraer pode ver uma atual cliente de seus E-Jets encomendar o rival A220, da Airbus, se depender do sindicato dos pilotos de linha aérea da França.

A regional francesa Air France HOP (antiga HOP!), que pertence à Air France, pretende renovar sua frota, hoje composta de 19 E170 e 13 E190, além de dez CRJ-1000, prestes a serem aposentados.

No entanto, a empresa não pode operar aviões com mais de 110 assentos, uma espécie de cláusula de escopo francesa acertada com a sua empresa-mãe há cerca de 20 anos.

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O SNPL, a entidade que representa seus pilotos, enxerga a questão de outra forma, como revelou o jornal Les Echos. Para ela, a cláusula deve ser revista para permitir que a HOP opere aviões com até 135 assentos, o que abriria a possibilidade de voar com o A220-100, menor versão da aeronave da Airbus.

Em março o jornal Les Echos afirmou que a Air France e a Embraer estavam negociando um acordo para aquisição de 35 a 50 jatos E190-E2, de nova geração, para renovar a frota da HOP.

“Escolher o E190-E2 seria um erro estratégico”, disse uma fonte anônima do Les Echos nesta semana. “É muito pequeno e muito pesado. Além disso, a Embraer tem dificuldades para vendê-lo”, acrescentou.

O A220 opera na Air France desde 2021 (AF)

Sinergia com a Air France

A Air France negocia com o SNPL um aumento de produtividade dos funcionários da HOP em troca da renovação de frota, mas o sindicato tem postergado qualquer entendimento, na esperança de mudar a cláusula de escopo, diz o jornal.

Os defensores do A220 apontam que sua escolha aumentaria as sinergias com a Air France, que recentemente introduziu a aeronave da Airbus em sua frota. Isso também facilitaria a passagem de pilotos da HOP para sua controladora, argumenta o Les Echos.

A HOP foi criada em 2013 após a fusão da Brit Air, Régional e da Airlinar, mas viu sua frota ser reduzida de quase 100 aeronaves para apenas 32 jatos.

Há três anos, a Air France se comprometeu a manter a regional ativa até março de 2026. A companhia aérea de bandeira francesa afirmou ao jornal que não há discussão sobre a mudança na cláusula de escopo.