Sindicato quer bloquear possível venda de jatos da Embraer para filial da Air France

Companhia aérea HOP não pode operar aviões com mais de 110 assentos, mas entidade que representa pilotos defende relaxar cláusula de escopo para permitir encomenda do Airbus A220-100
Embraer E190 da Air France HOP!
Embraer E190 da Air France HOP! (Kevin Hackert)

A Embraer pode ver uma atual cliente de seus E-Jets encomendar o rival A220, da Airbus, se depender do sindicato dos pilotos de linha aérea da França.

A regional francesa Air France HOP (antiga HOP!), que pertence à Air France, pretende renovar sua frota, hoje composta de 19 E170 e 13 E190, além de dez CRJ-1000, prestes a serem aposentados.

No entanto, a empresa não pode operar aviões com mais de 110 assentos, uma espécie de cláusula de escopo francesa acertada com a sua empresa-mãe há cerca de 20 anos.

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

O SNPL, a entidade que representa seus pilotos, enxerga a questão de outra forma, como revelou o jornal Les Echos. Para ela, a cláusula deve ser revista para permitir que a HOP opere aviões com até 135 assentos, o que abriria a possibilidade de voar com o A220-100, menor versão da aeronave da Airbus.

Em março o jornal Les Echos afirmou que a Air France e a Embraer estavam negociando um acordo para aquisição de 35 a 50 jatos E190-E2, de nova geração, para renovar a frota da HOP.

“Escolher o E190-E2 seria um erro estratégico”, disse uma fonte anônima do Les Echos nesta semana. “É muito pequeno e muito pesado. Além disso, a Embraer tem dificuldades para vendê-lo”, acrescentou.

O A220 opera na Air France desde 2021 (AF)

Sinergia com a Air France

A Air France negocia com o SNPL um aumento de produtividade dos funcionários da HOP em troca da renovação de frota, mas o sindicato tem postergado qualquer entendimento, na esperança de mudar a cláusula de escopo, diz o jornal.

Os defensores do A220 apontam que sua escolha aumentaria as sinergias com a Air France, que recentemente introduziu a aeronave da Airbus em sua frota. Isso também facilitaria a passagem de pilotos da HOP para sua controladora, argumenta o Les Echos.

A HOP foi criada em 2013 após a fusão da Brit Air, Régional e da Airlinar, mas viu sua frota ser reduzida de quase 100 aeronaves para apenas 32 jatos.

Há três anos, a Air France se comprometeu a manter a regional ativa até março de 2026. A companhia aérea de bandeira francesa afirmou ao jornal que não há discussão sobre a mudança na cláusula de escopo.

 

 

Total
0
Shares
16 comments
  1. Cada um defende os seus próprios interesses. Essa fonte “anônima” deste jornaleco mequetrefe demonstra desconhecimento dos produtos da Embraer mas também pode ser um temor de que o produto brasileiro é mais vantajoso que o ex-canadense.

  2. Sindicato uma ova. Isso é manobra ou do governo francês ou da própria Airbus para que comprem de uma empresa francesa. Ainda por cima, uma “fonte anônima” fala uma asneira dessa. Simplesmente lamentável. E já não é de agora que os franceses agem dessa maneira, vemos muito disso também, principalmente, na disputa pelo agronegócio, o qual eles ficam subsidiando seus produtores e atacam o Estado brasileiro por questões ambientais infundadas para descredibilizar o nosso Agro e frear o importante acordo entre Mercosul e U.E. . #embraerelider

  3. Trabalhei como engenheiro nesse programa do E2 e fazia interface com projetistas da França e foi onde me decepcionei com franceses, os caras são altamente arrogantes ,invejosos e ruins de engenharia hemm, se acham superiores aos brasileiros, igualmente ao americano sempre tá fazendo, tentando prejudicar,sindicato é uma pinóia,isso é boicote , falcatrua para enfraquecer a Embraer .

  4. Não é primeira vez, é uma clara forma de queimar a empresa. Quando acontecia os veraneios com dólares e euros, era uma sucesso, mais depois que secou a teta…

  5. Os E2 são muito mais econômicos do que os Air Bus, são muito mais silenciosos o que implica em mais adequação ambiental… Porém, como sabemos, a Europa e principalmente a França são hipócritas demais para agirem como pregam.
    Espero que a Embraer não precise de apoio de um sindicato para poder se provar melhor, e também espero em breve ver a Embraer a desenvolver soluções de combustível que barateia hora de vôo no Brasil e no mundo.

  6. Nós vivemos a décadas com barreiras alfandegárias para produtos similares feitos aqui, nossos automóveis eram horríveis e caros mas era o que tinha, se eles não defenderem a sua indústria quem vai?

  7. A gente não vê ninguém falando em limitações de aeronaves da Boeing ou Airbus em qualquer lugar do mundo… só querem impedir que a Embraer cresça ainda mais! São uma corja! Não duvido de que Airbus e/ou o governo Francês não estejam por trás disso! Concordo com alguns comentários.. isso é boicote!!!

  8. Voei recentemente no no E190 que avião maravilhoso e toda vez que entro em qualquer A rezo trinta ave Maria e cinquenta pai nosso. Esse franceses são um bando de manés.

  9. Só pode ser uma piada! Um sindicato querer opinar nas questões de decisões de investimento e compras da empresa.
    Ou seja, uma empresa pode ir a falência, ao invés de adquirir um produto previamente testado e aprovados pelos especialistas, engenheiros e executivos da empresa, para adquirir outro “similar”, só porque o sindicato deseja!

  10. Ao ler o título do texto na hora vi a real intensão. Os caras estão defendendo na verdade é a passagem dos pilotos da companhia menor para a maior, pois operam o mesmo avião. Mas a geral E2 cai como uma luva para as companhias regionais.

  11. A vergonha é que aqui as companhias aéreas com exceção da Azul, não privilegia a nossa Embraer. Principalmente a LATAM que manda dinheiro para os Franceses comprando só Airbus.

  12. Questões ambientais mais do que muito bem fundamentadas, registradas e admitidas publicamente por toda a imprensa nacional e internacional!

  13. Isso é normal, os japoneses preferem os produtos japoneses, os alemães preferem produtos alemães, italianos preferem produtos italianos, e os franceses preferem produtos franceses. Só os latinos e africanos preferem produtos multinacionais.

Comments are closed.

Previous Post
Lockheed Martin F-35A

Todos os caças F-35 contém componentes fabricados na China, confirma Pentágono

Next Post

Avião com caixão da rainha Elizabeth II bate recorde de rastreamento online

Related Posts
Total
0
Share