Novo Airbus A350 de “alcance ultra longo” completa primeiro voo

Variante mais recente da família A350 XWB será o avião comercial com o maior alcance da história, capaz de voar mais de 20 horas sem parar

A Singapore Airlines planeja lançar o voo mais longo do mundo entre Cingapura e Nova York usando o novo A350ULR (Airbus)
A Singapore Airlines planeja lançar o voo mais longo do mundo entre Cingapura e Nova York usando o novo A350ULR (Airbus)
A Singapore Airlines planeja lançar o voo mais longo do mundo entre Cingapura e Nova York usando o novo A350ULR (Airbus)
A Singapore Airlines planeja lançar o voo mais longo do mundo usando o novo A350ULR (Airbus)

A Airbus completou nesta semana o primeiro voo com o A350 Ultra Long Range (Alcance Ultra Longo), versão mais recente da família A350 XWB e que promete ser o avião comercial com maior alcance da história. O novo jato é projetado para percorrer 17.964 km ou permanecer voando por mais de 20 horas, o suficiente para voar de São Paulo até Pequim, na China, sem escalas.

O modelo de alcance estendido é baseado no A350-900, a primeira versão do A350 que chegou ao mercado em 2015 e tem autonomia de 15.000 km. Como explica a Airbus, a principal modificação na nova versão ULR é o aumento na capacidade de transporte de combustível sem a necessidade de tanques adicionais. De acordo com a fabricante, a alteração permitiu acomodar mais 24.000 litros de querosene na aeronave – o A350-900 pode decolar com até 140.795 litros de combustível.

O A350ULR também foi equipado com um novo conjunto de “winglets estendidos” nas postas das asas. O dispositivo ajuda a diminuir o arrasto aerodinâmico do avião e, consequentemente, reduz seu consumo de combustível.

O novo jato da Airbus usa os mesmos motores turbofan Rolls-Royce da série Trent XWB que equipam as demais versões do A350, mas que agora serão testados em voos ainda mais longos.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A campanha de testes do A350ULR está programada para terminar no segundo semestre e o avião deve entrar em serviço ainda neste ano. O primeiro cliente da aeronave será a companhia aérea Singapore Airlines. A empresa encomendou sete exemplares da nova versão do A350.

Singapore teria causado o mal entendido sobre o A350-900ULR (Airbus)
Singapore é um dos maiores operadores do A350, com mais de 20 jatos na frota (Airbus)

A Singapore já anunciou que vai voar com o A350ULR em rotas de Cingapura para os Estados Unidos sem escalas, incluindo o que será o voo comercial mais longo do mundo (se não houver surpresas até lá), com mais de 16.000 km, entre Cingapura e Nova York.

O voo regular mais longo da aviação comercial atualmente é a rota entre Doha, no Catar, e Auckland, na Nova Zelândia, oferecido pela companhia Qatar Airways. O trecho com mais de 14.000 km e 17 horas e meia de duração é realizado com jatos Boeing 777-200LR, que por sinal é o atual avião comercial com maior alcance do mercado, capaz de percorrer 14.445 km.

Veja mais: Widerøe, da Noruega, realiza primeiro voo comercial com o E190-E2

Posts Similares