Pequenos países com grandes forças aéreas
Tamanho do território ou condições econômicas não impedem países pequenos ou pobres de montarem grandes frotas de aeronaves de ataque modernas

Suíça
A Suíça não é uma nação rica em recursos naturais, mas guarda fortunas de bilionários e segredos de estado nacional. Cercada por Alemanha, Áustria, Itália e França, o pequeno país na beira da Cordilheira do Alpes é praticamente impenetrável.
Mesmo aliado de seus vizinhos, a Suíça montou uma frota com quase 100 caças F-5 e F/A-18, que podem decolar de bases aéreas ou até de rodovias em regiões montanhosas, onde podem ser instalados postos improvisados em situações de combate.
Em 2014, a Suíça cancelou a compra de 60 caças Saab Gripen por US$ 3,4 bilhões após a realização de um plebiscito popular, que votou contra a aquisição das aeronaves. Como solução, o país investiu na modernização dos modelos F-5.
No ano passado, um novo plebiscito determinou que era chegada a hora do país investir em novos caças e o projeto de aquisição recebeu a aprovação popular. A concorrência da vez envolve os caças F-35A, Rafale, Eurofighter e o F/A-18 Super Hornet.