Primeiro A321neo da Luftwaffe ganha pintura

Alemanha encomendou duas aeronaves da versão de longo alcance do jato da Airbus para transporte de tropas e evacuação médica
O primeiro A321LR da Luftwaffe (Bundeswehr)

A Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha) revelou na semana passada o primeiro Airbus A321neo que será recebido em 2022. A aeronave é parte de uma encomenda de dois jatos da versão LR (Longo Alcance) e que serão usados para transporte de tropas e evacuação médica.

O contrato foi fechado com a Lufthansa Technik, que fará a adaptação dos dois aviões para executar diversas missões, em meio a 18 configurações previstas.

O A321neo da Luftwaffe poderá transportar até 163 passageiros ou adaptado para receber seis pacientes de terapia intensiva ou ainda doze com enfermidades leves e moderadas. Também será possível converter a aeronave para configurações mistas.

Os dois A321LR foram adquiridos em julho do ano passado e entregues pela Airbus à Lufthansa Technik em agosto e outubro sem o interior configurado.

O cronograma prevê a entrega de ambos no primeiro trimestre de 2022. A versão de longo alcance do A321neo é 20% mais econômica, o que se traduz numa autonomia 900 km maior.

Como deverá ficar a pintura final do A321LR (LHT)

O governo alemão justificou a compra das aeroanves no ano passado por conta de necessidades de transporte surgidas durante a pandemia do Covid-19.

É uma situação semelhante ao que ocorreu no Brasil quando a Força Aérea se viu em dificuldades logísticas para levar insumos médicos e transportar pessoas doentes pelo país. Pela falta de uma aeronave de maior porte – um Boeing 767 chegou a ser usado em leasing -, a FAB decidiu buscar um novo widebody para essa função, licitação que ainda está em curso.

Total
41
Shares
Previous Post

‘People mover’ do Aeroporto de Guarulhos tem contrato assinado

Next Post

LATAM retomará voos para Lima, no Peru, em outubro

Related Posts