Qantas completa primeiro voo sem escalas com A380 entre a Austrália e Reino Unido

Viagem de quase 17 horas de duração também foi o primeiro voo entre Darwin e Londres
O A380 é o avião comercial mais caro do mundo, avaliado em mais de US$ 430 milhões (Divulgação)
O A380 é o avião comercial mais caro do mundo, avaliado em mais de US$ 430 milhões (Divulgação)
O A380 é o avião comercial mais caro do mundo, avaliado em mais de US$ 430 milhões (Divulgação)
O A380 é o avião comercial mais caro do mundo, avaliado em mais de US$ 430 milhões (Divulgação)

A companhia Qantas Airways completou nesta quarta-feira (25) o primeiro voo sem escalas de um Airbus A380 entre a Austrália e o Reino Unido. O jato proveniente de Darwin aterrissou nesta manhã no aeroporto de Heathrow, em Londres, após voar por mais de 16 horas e percorrer quase 14.000 km.

Ao completar a longa viagem entre a Austrália e o Reino, o voo QF1 da Qantas atingiu dois marcos na aviação. Além de ser o primeiro serviço sem escalas do A380 entre os dois países, este também foi o primeiro voo comercial sem escalas entre Darwin e Londres.

O voo de retorno, QF2, está marcado para hoje a noite, com conexão em Darwin e destino final em Sydney. Segundo a companhia, esse itinerário nos voos de volta para Austrália terá curta duração. A Qantas vai suspender todos os seus voos internacionais na próxima semana devido a pandemia do novo coronavírus.

O A380 da Qantas operado no voo entre Darwin e Londres foi um dos raros “superjumbos” que voaram nos últimos dois dias. Na terça-feira (24), apenas oito aeronaves do tipo decolaram, entre eles o aparelho da empresa australiana que pousou hoje em Londres, segundo dados do FlightRadar24.

16 horas e 46 minutos de viagem, aguenta? O voo entre Darwin e Londres, separadas por 13.873 km, chegou perto do alcance máximo do A380, de 14.800 km (FlightRadar24)

Com a demanda de voos arrasada pela crise do coronavírus, a Qantas já parou oito de seus 10 modelos A380, movimento que vem sendo acompanhado por todos os operadores da aeronave, entre Lufthansa, Air France e Emirates Airline.

Voos mais longos do mundo suspensos

A pandemia de Covid-19 atrasou os planos da Qantas Airways de continuar o projeto Sunrise, no qual estuda a implementação dos que podem ser os voos mais longos do mundo no futuro. A companhia planeja conectar cidades da Austrália com Londres e Nova York em viagens sem escalas.

Em outubro de 2019, a empresa australiana iniciou os primeiros testes de voo com poucos ocupantes (parte deles voluntários) no trecho entre Sydney e Nova York, separadas por mais de 16.000 km. Os ensaios iniciais foram realizados com jatos Boeing 787-9 e os passageiros e tripulantes foram monitorados por equipes médicas durante a viagem para avaliar os efeitos do longo período de confinamento na cabine do avião.

Trechos do projeto Sunrise da Qantas: viagens exigem novas tecnologias e cabine e jatos mais eficientes (Qantas)

A iniciativa da empresa também gerou uma corrida entre a Airbus e a Boeing para oferecer a aeronave mais adequada para as rotas ultra longas da Qantas, algo que ainda não existe (não com capacidade máxima de passageiros). Por hora, o A350-1000 é o preferido da companhia, mas o jato ainda precisa ser adaptado para os trechos.

Com a demanda de transporte aéreo arrasada pela crise do Covid-19, além das incertezas sobre a normalização da situação de emergência mundial, a introdução dos voos ultra longos da Qantas ou de qualquer outra companhia aérea não deve acontecer tão cedo ou tarde.

Veja mais: As diferentes versões do Airbus A380 que nunca saíram do papel

 

Total
0
Shares
1 comments
  1. Aviões péssimos no itinerário São Paulo _ Sidney. Poltronas super pequenas, equipe de comissários empurrada é mal educada. 600 pessoas num vôo de 14h que mais parece uma tortura

Comments are closed.

Previous Post

Cessna SkyCourier realiza primeiros testes de acionamento dos motores no solo

Next Post
A nova série MAX é a quarta geração do jato 737, no mercado desde 1967 (Boeing)

Boeing planeja reiniciar a produção do 737 MAX em maio

Related Posts
Total
0
Share