Resposta ao 787, Airbus A350 completa 10 anos do seu 1º voo

Aeronave surgiu nos anos 2000 inicialmente como uma evolução do A330, mas Airbus logo percebeu que widebody deveria ser completamente novo
O voo inaugural do A350 ocorreu em 14 de junho de 2013 em Toulouse, na França (Airbus)

A Airbus celebrou nesta quarta-feira (14) os 10 anos do voo inaugural do A350, ocorrido em 14 de junho de 2013.

Incorporando avanços em sua construção com o uso extensivo de materiais compostos e motores mais eficientes, o A350 foi uma resposta ao Boeing 787, lançado em 2004, e que estreava inúmeras inovações.

A fabricante europeia, no entanto, estava focada na época em vender o A380 e por isso inicialmente minimizou o Dreamliner. Em vez de um novo avião, a Airbus chegou a propor uma revisão do A330.

Inicialmente, a Airbus pensava em lançar um A330 aprimorado como A350 (Airbus)

Apenas em 2006 o A350 se tornou a aeronave que hoje conhecemos. A revisão do projeto, chamda de Xtra-Wide-Body, deu origem a um jato com uma inédita fuselagem na Airbus.

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O A350, no entanto, chegou ao mercado como um widebody maior e com maior autonomia que o 787. Além da variante inicial A350-900, a Airbus colocou em serviço em 2018 o A350-1000, de maior capacidade.

Atualmente, a família A350 se aproxima de mil aeronaves encomendadas. Até maio, eram 755 A350-900, 173 A350-1000 e 39 A350F, totalizando 967 pedidos. Desses, 535 jatos (55%) haviam sido entregues.

O A350-1000 ainda está na fase de testes de voo (Airbus)
O A350-1000 entrou em serviço em 2018 (Airbus)

Laços com o Brasil

O A350 é uma aeronave que criou laços com o Brasil muito cedo. Pouco tempo depois do lançamento do programa, a TAM anunciou a encomenda de oito unidades do jato para reforçar sua frota de longo alcance.

O primeiro A350-900 com as cores da empresa brasileira, o PR-XTA, chegou ao país em dezembro de 2015, quando a TAM já fazia parte da LATAM Airlines, fusão com a LAN Chile.

Nessa época, também a Azul e a Avianca haviam anunciado encomendas do A350, mas a situação mudou completamente nos anos seguintes.

O primeiro A350 da Tam pousou no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (TAM)
O primeiro A350 da Tam pousou no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, em dezembro de 2015 (TAM)

Enquanto a Azul mudou de ideia em favor dos mais baratos e menores A330-900neo, a Avianca desistiu do projeto. Já a LATAM repassou parte da frota para terceiros enquanto resolvia o que fazer.

Durante a pandemia e em meio a uma recuperação judicial, a empresa aérea com sede no Chile decidiu encerrar as operações com o jato da Airbus.

Primeiro Airbus A350 da Azul chegando em Confins no ano passado (Azul)

Parecia o adeus do A350 no Brasil, mas foi a vez da Azul repensar seus planos ao incorporar dois A350-900 que estavam na China.

Esses jatos fazem a rota Viracopos-Paris (Orly), mas acredita-se que a companhia aérea irá retirá-los da frota em virtude do alto custo operacional.

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