Saab conclui montagem da primeira fuselagem traseira do Gripen no Brasil

Componente produzido pela Saab em São Bernardo do Campo será enviado para a linha de montagem final do Gripen na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto
Fuselagem traseira do Gripen é composta por 750 partes (Saab)

A fábrica da Saab em São Bernardo do Campo (SP) concluiu recentemente a primeira fuselagem traseira do caça Gripen E construída no Brasil. Segundo a empresa, o componente fará parte do primeiro lote nacional de aeroestruturas que será enviado neste mês para a linha de montagem final do caça na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Construída em alumínio e titânio, a fuselagem traseira é a estrutura onde é instalado o motor do Gripen. A peça, de 220 kg e composta por 750 partes, mede 1,90 metros de largura por 1,20 m de altura e 2,50 m de profundidade.

A Saab diz que a fuselagem traseira é a segunda aeroestrutura do Gripen mais complexa produzida na planta no Grande ABC, depois da fuselagem dianteira – onde são instalados o cockpit do piloto e a maior parte dos componentes eletrônicos do caça.

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“Esse é o início de um fluxo de fornecimento de aeroestruturas produzidas na fábrica da Saab em São Bernardo do Campo para a linha de produção do caça em Gavião Peixoto, fortalecendo a cadeia nacional formada pelo Programa Gripen Brasileiro”, comentou Alexandre Barbosa, gerente de engenharia da fábrica de aeroestruturas no Brasil.

Inaugurada em julho de 2020, a fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo produz componentes que são compatíveis com os novos caças Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como os modelos destinados à força aérea sueca – que é o outro operador do Gripen E. Portanto, são peças que também podem ser enviadas para a fabrica da Saab em Linköping, na Suécia.

Componente é a estrutura que abriga o motor do Gripen (SAAB)

“Nossa planta está 100% operacional, trabalhando em todos os pacotes definidos para o Brasil. Já atingimos um excelente grau de maturidade industrial na produção de peças menores, como os freios aerodinâmicos e cones de cauda. Agora, estamos evoluindo na produção das partes mais complexas, como as fuselagens dianteira e traseira. Assim, o Brasil já dispõe de conhecimento, ferramentais, processos e profissionais necessários à fabricação de componentes estruturais de uma aeronave supersônica”, ressalta Fabrício Saito, diretor da fábrica da Saab Brasil, em São Bernardo do Campo.

Gripen “Made in Brazil”

A produção local do Gripen E, na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, foi iniciada oficialmente em maio deste ano. A instalação da linha de montagem final do caça sueco no Brasil é parte do programa de transferência de tecnologia da aeronave para a indústria nacional, conforme acertado entre o governo brasileiro e a Saab em 2013.

De 36 caças encomendados, 15 serão finalizados no Brasil (SAAB)

A linha de montagem final brasileira tem como objetivo produzir 15 dos 36 caças encomendados à Saab para a Força Aérea Brasileira. A previsão é que os primeiros Gripen E (monoposto) montados no Brasil sejam entregues a partir de 2025. Ao contrário do inicialmente planejado, as oito unidades do Gripen F (dois assentos) serão produzidas na Suécia.

Além de suprir as necessidades da FAB, a fábrica do Gripen no Brasil também é cotada para fornecer aeronaves do tipo para outras nações, sobretudo na América Latina.

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