Trimotor supersônico XB-1 faz primeiros testes com turbojatos

Aeronave experimental da Boom Supersonic será utilizada para testar configuração do Overture, jato supersônico de passageiros que deve voar em 2025
O protótipo XB-1 em Denver (Boom)

A startup Boom Supersonic divulgou nesta semana imagens e informações sobre os testes de acionamento dos motores do XB-1, um avião demonstrador que será usado para avaliar a configuração de aeronave supersônica de passageiros Overture.

Os testes de acionamento dos três motores estão sendo realizados no Aeroporto Millenium, em Denver, no Colorado (EUA) e devem culminar com testes de taxi a serem realizados com velocidade de até 112 km/h.

O XB-1 utiliza antigos turbojatoscom pós-combustores GE J85 que equipavam caças F-5 como os usados pela Força Aérea Brasileira. A aeronave possui uma configuração com os motores instalados na lateral e no centro da fuselagem, com entradas de ar laterais e superior, lembrando vagamente um trimotor Boeing 727.

VEJA TAMBÉM:

A esguia aeronave pretende colocar em prática conceitos desenvolvidos pela Boom não apenas para superar a barreira do som como também confirmar a redução do boom sônico, um requisito indispensável para que o Overture possa sobrevoar áreas habitadas em velocidades de Mach 2.2 sem causar poluição sonora e outros incômodos.

O programa XB-1 sofreu um atraso já que previa o primeiro voo em 2021. A startup norte-americana não fala em novos prazos, mas revela que o demonstrador será levado em breve para o Mojave Air & Space Port onde realizará taxiamento em alta velocidade (249 kmh/h). A velocidade de decolagem do jato experimental é calculada em 185 nós (341 km/h), segundo a Boom.

Apesar do atraso, o programa continua a receber incentivos importantes como da United Airlines, que encomendou 15 aeronaves, e da USAF, que nesta semana anunciou um investimento de $60 milhões no projeto.

Total
43
Shares
5 3 votes
Article Rating
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
4 meses atrás

Tomara que funcione.

Emerson
Emerson
4 meses atrás

E o Palmeiras continuará sem mundial.

Previous Post

Boeing faz lobby com empresas alemãs a fim de vender Super Hornet para a Luftwaffe

Next Post

FedEx quis instalar sistema anti-míssil a laser em jatos Airbus A321

Related Posts