A startup Boom Supersonic divulgou nesta semana imagens e informações sobre os testes de acionamento dos motores do XB-1, um avião demonstrador que será usado para avaliar a configuração de aeronave supersônica de passageiros Overture.
Os testes de acionamento dos três motores estão sendo realizados no Aeroporto Millenium, em Denver, no Colorado (EUA) e devem culminar com testes de taxi a serem realizados com velocidade de até 112 km/h.
O XB-1 utiliza antigos turbojatoscom pós-combustores GE J85 que equipavam caças F-5 como os usados pela Força Aérea Brasileira. A aeronave possui uma configuração com os motores instalados na lateral e no centro da fuselagem, com entradas de ar laterais e superior, lembrando vagamente um trimotor Boeing 727.
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A esguia aeronave pretende colocar em prática conceitos desenvolvidos pela Boom não apenas para superar a barreira do som como também confirmar a redução do boom sônico, um requisito indispensável para que o Overture possa sobrevoar áreas habitadas em velocidades de Mach 2.2 sem causar poluição sonora e outros incômodos.
O programa XB-1 sofreu um atraso já que previa o primeiro voo em 2021. A startup norte-americana não fala em novos prazos, mas revela que o demonstrador será levado em breve para o Mojave Air & Space Port onde realizará taxiamento em alta velocidade (249 kmh/h). A velocidade de decolagem do jato experimental é calculada em 185 nós (341 km/h), segundo a Boom.
Apesar do atraso, o programa continua a receber incentivos importantes como da United Airlines, que encomendou 15 aeronaves, e da USAF, que nesta semana anunciou um investimento de $60 milhões no projeto.
Tomara que funcione.
E o Palmeiras continuará sem mundial.