União entre grandes empresas aéreas australianas é vetada

Órgão antitruste do país não aprovou aquisição da Alliance Aviation Services, dona de frota numerosa de jatos da Embraer, pela Qantas
Jatos E190 da Embraer operando com a Alliance (Divulgação)

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (Australian Competition & Consumer Commission – ACCC) vetou a aquisição da Alliance Aviation Services pela Qantas Airways.

Em nota publicada nesta quinta-feira, o órgão antitruste do país considerou que o acordo poderia diminuir o nível de concorrência no mercado de viagens aéreas na Austrália.

“Consideramos a Alliance uma importante concorrente da Qantas, e a remoção da Alliance provavelmente diminuirá substancialmente a concorrência, ameaçando aumentar os preços e reduzir a qualidade do serviço para os clientes”, disse a presidente da ACCC, Gina Cass-Gottlieb.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Atualmente, a Qantas e a Alliance competem fortemente entre si em mercados onde existem poucas alternativas eficazes. A aquisição proposta combinaria dois dos maiores fornecedores de serviços de fretamento na Austrália Ocidental e Queensland”, acrescentou.

A ACCC apontou ainda que as duas empresas têm uma atuação muito forte no segmento de transporte “‘fly-in-fly-out”, que envolve viagens de fretamento para trabalhadores de empresas de mineração, o que é considerado um serviço essencial no país.

“Combinar um player tão importante com a maior companhia aérea da Austrália, a Qantas, provavelmente diminuiria substancialmente a concorrência e é algo a que nos opomos”, decretou Cass-Gottlieb.

A Alliance é dona da maior frota de jatos Fokker do mundo (Divulgação)

Frota de jatos Embraer e Fokker

O mercado de transporte aéreo na Austrália é bastante concentrado na Qantas, que enfrenta uma concorrência reduzida à Virgin Australia e Jet Express, além de outras companhias aéreas menores.

A Alliance, ao mesmo tempo, tem expandido sua atuação, prestando serviços de wet-leasing para a própria Qantas.

A empresa é o maior operadora de jatos Fokker 70 e 100 no mundo e anos atrás decidiu investir nos E-Jets da Embraer, comprados de segunda mão.

Atualmente, a frota da Alliance Airlines compreende 71 aeronaves, sendo 14 F70, 25 F100 e 32 E190.

 

Total
0
Shares
1 comments
  1. Excelente! Pode pintar daí um futuro operador de E195-E2. Que ficaria lindo nas cores da Alliance.

Comments are closed.

Previous Post

É falso que os EUA enviaram aviões Super Tucanos para a Ucrânia

Next Post
Embraer KC-390 da FAB

Quais países podem comprar o Embraer KC-390 Millennium?

Related Posts
Total
0
Share