50 anos após primeiro voo, jato cargueiro Il-76 continua em produção na Rússia

Aeronave militar de carga acaba ter a primeira unidade concluída em nova linha de montagem na Rússia
O primeiro Il-76MD-90A produzido na nova fábrica (UAC)

O Ilyushin Il-76 é uma das aeronaves mais versáteis já criadas na Rússia. Desenvolvido no final da década de 60 como um substituto para os turboélices An-12, o jato quadrimotor apresentou a mesma configuração do Lockheed C-141 Starlifter da USAF, um jato cargueiro que foi operado até 2006.

Embora a Antonov fosse o bureau de design mais bem sucedido em relação à aeronaves de transporte militar, a Ilyushin teve enorme sucesso com o Il-76, que acabou sendo produzido em grande escala e exportado para dezenas de países, incluindo a China, onde foi montado sob licença.

Até hoje, o Il-76 tem mostrado ser um projeto duradouro, mesmo passados 50 anos do voo inaugural, em 25 de março de 1971.

A UAC, estatal que controla as maiores fabricantes russas de aviação, revelou nesta semana que o primeiro Il-76MD-90A foi concluído na nova linha de montagem da Aviastar-SP em Ulyanovsk.

As instalações mais modernas permitirão uma cadência de produção de 12 aviões por ano, explicou a UAC. “Em contraste com a tecnologia utilizada anteriormente, a nova linha de produção reduz a intensidade de trabalho na montagem da aeronave”, diz a nota.

“A linha é composta por dez produções para unir os compartimentos fuselagem, asa, montagem da cauda, ​​estações para instalação de usinas e sistemas de aeronaves. É equipado com sistema de posicionamento a laser das unidades, o que garante alta precisão de união de todos os elementos da aeronave”.

O primeiro voo do Il-76 ocorreu há mais de 50 anos (UAC)

Motores PS-90A

O Il-76MD-90A é a variante mais recente do cargueiro militar, que conta com os turbofans PS-90A, de alta razão de derivação, e que equipam jatos comerciais como o Il-96-300 e o Tu-204.

Mais econômico, ele permitiu que o Il-76 pudesse oferecer maior autonomia e capacidade de carga, de até 60 toneladas. A aeronave também recebeu novos aviônicos e seis telas multifunção no cockpit.

O programa foi anunciado em 2010 com a conclusão do primeiro avião em 2014. A Força Aérea da Rússia recebeu o primeiro Il-76MD-90A em 2019 e acredita-se que uma dezena tenha sido concluída desde então.

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