Esquadrão Gordo da FAB incorpora dois KC-390

Com a transferência das aeronaves, FAB passa a ter dois esquadrões equipados com o cargueiro tático fabricado pela Embraer
A FAB recebeu o primeiro KC-390 da Embraer em 2019 (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) oficializou na última sexta-feira (25) a incorporação de duas aeronaves KC-390 Millennium à frota do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), o popular “Esquadrão Gordo”, que fica de prontidão na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). A FAB agora conta com dois grupos de transporte equipados com o cargueiro tático fabricado pela Embraer.

O par de aeronaves transferido ao 1º/1º GT estava em serviço no Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o Esquadrão Zeus, unidade da FAB localizada na Base Aérea de Anápolis (GO) que iniciou as operações com o KC-390, em 2019.

O Esquadrão Gordo é conhecido por suas operações com o veterano turboélice Lockheed C-130 Hercules. Uma das principais atribuições do grupo são os voos de transporte logístico e de pessoal para a base de pesquisas do Brasil na Antártica, função que o KC-390 deve assumir nos próximos anos à medida que os Hercules nacionais forem retirados de serviço – a FAB deve desativar a frota de C-130 até 2024.

“Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente”, comentou o Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo.

O Esquadrão Gordo é conhecido por suas operações com o turboélice C-130 Hercules (FAB)

O Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, disse que o KC-390 aumenta a “capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior”, citando algumas das funções exercidas pelo grupo de transporte baseado no Rio de Janeiro.

Desde 2019, a FAB recebeu cinco cargueiros KC-390. A encomenda original previa a aquisição de 28 aeronaves, mas o pedido acabou reduzido pela Aeronáutica para 22 exemplares devido a restrições orçamentárias. O tempo de entrega dos aviões restantes também foi estendido de 2027 para 2034. Além do Brasil, o cargueiro militar da Embraer também foi encomendado para equipas as forças aéreas de Portugal e Hungria.

 

 

 

 

 

 

 

Total
0
Shares
Previous Post

Airbus confirma tour do jato A220 no Brasil

Next Post

Airbus realiza voo do A380 com combustível 100% sustentável

Related Posts
Total
0
Share