A321XLR só deverá entrar em serviço no 2º trimestre de 2024

Airbus reconheceu novo atraso durante divulgação de resultados do terceiro trimestre. Previsão original era que aeronave de ultra longo alcance fosse entregue a partir de 2023

O primeiro protótipo do A321XLR fez o voo inaugural em 15 de junho de 2022 (Airbus)
O primeiro protótipo do A321XLR fez o voo inaugural em 15 de junho de 2022 (Airbus)

O A321XLR só deverá entrar em serviço no 2º trimestre de 2024, admitiu a Airbus nesta quinta-feira (27), durante divulgação dos resultados financeiros dos últimos nove meses.

A aeronave de corredor único de ultra longo alcance deveria ter sua primeira unidade entregue em 2023, mas em maio a fabricante anunciou o primeiro adiamento, para o início de 2024, por conta de exigências de certificação da EASA, a autoridade de aviação civil europeia.

A nova data de entrada em serviço foi considerada pela Airbus como “mais precisa”, agora que há três aeronaves de teste em voo. “Todos os três A321XLRs de teste já voaram, com a entrada em serviço da aeronave prevista para o segundo trimestre de 2024”, disse o comunicado da Airbus.

Primeiro protótipo do A321XLR (Airbus)

A fabricante europeia também manteve a meta de produzir 65 aeronaves da família A320neo por mês e elevar o ritmo mensal para 75 unidades em 2025.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A Airbus também informou que todas as linhas de montagem de A320 serão capazes de produzir o A321, aeronave que mais têm acumulado pedidos nos últimos anos, incluindo Toulouse, onde o jato de um corredor será fabricado na antiga linha de montagem do A380.

Até setembro, o programa A320 acumulava 16.631 pedidos firmes, entre a primeira e segunda geração, com mais de 10,7 mil aeronaves já entregues. No Brasil, a LATAM é por enquanto a única futura operadora do A321XLR.

Posts Similares