“Clone” do F-22, caça sul-coreano KF-21 vai decolar em 22 de julho

Caça de geração 4,5 projetado pela Korea Aerospace Industries deve entrar em operação em 2028
A Força Aérea da Coreia do Sul pretende adquirir mais de 100 unidades do KF-21 (Asia Times)

O primeiro protótipo do caça KF-21 Boramae, da fabricante sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI), está pronto e tem data para decolar: o voo inaugural da aeronave está marcado para acontecer no dia 22 de julho, segundo informa mídia local.

Criado a partir do programa KF-X, em desenvolvimento há mais de uma década, o Boramae (Falcão, em coreano) é o avião mais avançado já desenvolvido na Coreia do Sul. O modelo substituirá os antigos caças F-4 Phantom e F-5 Tiger II da força aérea sul-coreana, que utiliza essas aeronaves desde a década de 1970.

Apesar das formas furtivas e que rementem ao design “diamantado” do caça norte-americano F-22 Raptor, o KF-21 é classificado como um jato de combate de geração 4,5. Ou seja, ele não é tão avançado como o modelo da Lockheed Martin.

Um dos pontos que impedem o Boramae de ser um autêntico caça da quinta geração é o fato dele levar seus armamentos em pontos externos. Essa característica vai contra a filosofia dos caças furtivos (ou stealth, no jargão em inglês), que conseguem diminuir significativamente sua assinatura radar ao “esconder” seus armas em compartimentos internos.

No ano passado, o ex-presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, declarou durante o rollout do KF-21 que o país pretende adquirir mais de 100 unidades do caça nacional. A introdução da aeronave é prevista para 2028, com um lote inicial de 40 aeronaves.

Parece, mas não é: formato do KF-21 lembra o design do F-22 Raptor, mas o jato coreano não é tão avançado como o americano (Asia Times)

Meio coreano, meio indonésio

O KF-21 é um programa desenvolvido em parceria entre a KAI e a Indonesian Aerospace, da Indonésia. O projeto foi iniciado em 2001 por iniciativa da Coreia do Sul e os indonésios entraram no empreendimento em 2010. A KAI também trabalha numa versão da aeronave para dois pilotos.

A ideia inicial dos projetistas era criar um caça bimotor de 5ª geração com capacidade stealth. Posteriormente, prevendo custos elevados e um maior tempo de desenvolvimento, os requisitos do projeto foram rebaixados à pedidos da força aérea da Coreia do Sul, que passou a pedir um jato de geração 4,5 com performance stealth limitada.

Segundo dados da KAI, a versão final do KF-21 terá peso máximo de decolagem de 25.400 kg e poderá voar a velocidade máxima de Mach 1.8 (2.222 km/h).

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