Denali deixa de ser Cessna para fazer parte da linha Beechcraft

Textron Aviation prevê voo inaugural do novo monomotor executivo no final do ano e entrada em serviço em 2023

Beechcraft Denali (Textron Aviation)

A Textron Aviation anunciou na quarta-feira, 21, que o monomotor turboélice Denali passará a integrar a linha de aeronaves da Beechcraft, ao lado do King Air.

Desde 2016, o novo avião executivo era parte do portfólio da Cessna, juntamente com o bimotor SkyCourier. A aeronave surgiu como um projeto da própria Textron um ano antes, então chamado de Single Engine Turboprop (SETP).

A fabricante dos EUA também confirmou que o voo inaugural do Denali ocorrerá no final deste ano. Após um longo período de desenvolvimento, a aeronave teve importantes avanços nos últimos seis meses.

Em julho, o motor GE Aviation Catalyst foi instalado na primeira aeronave de teste e deve realizar testes de funcionamento em agosto. A Textron tem outras dois protótipos sendo montados em Wichita (Kansas).

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Beechcraft Denali (Textron Aviation)

Entrada em serviço em 2023

“O Beechcraft Denali representa nossa estratégia contínua de investir em produtos limpos e atuais em ambas as marcas icônicas Beechcraft e Cessna. Os turboélices Beechcraft são conhecidos por sua versatilidade e confiabilidade, e o monomotor Denali é um complemento perfeito para esta lendária família de produtos ”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.

“Os pilotos e passageiros apreciarão a aeronave por suas capacidades aprimoradas, tecnologia inovadora e conforto total para os passageiros”, completou.

O Beechcraft Denali será um concorrente direto do Pilatus PC-12 oferecendo alta velocidade (528 km/h) e capacidade entre seis e nove passageiros. O alcance é de 2.963 km com um piloto e quatro passageiros.

Beechcraft Denali (Textron Aviation)

O avião tem como um dos principais diferenciais o novo motor turboélice Catalyst, mais ecológico, e capaz de fornecer 1.300 shp de potência nominal com um consumo de combustível sensivelmente menor. No entato, o motor foi a principal causa do atraso no programa, que deveria ter realizado o primeiro voo em 2019.

Equipado com sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Controlled), o motor da GE já realizou 2.300 horas de testes. A aeronave também possui uma suíte de aviônicos Garmin 3000, sistema de pressurização que mantém a cabine numa altitude equivalente a 6.000 pés, além de um teto de serviço de 30.000 pés.

A Textron espera certificar o turboélice Denali até 2023.

O motor Catalyst instalado no primeiro Denali (Textron)

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