Embraer E195-E2 pousa pela primeira vez no restrito aeroporto London City

Maior aeronave da família E2 deve ser certificada para aproximações íngremes no aeroporto londrino até o final do ano. Voos regulares estrearão em 2023 com a KLM Cityhopper
O E195-E2 no London City Airport (Embraer)

O E195-E2 de matrícula PR-ZIQ, que estava exposto no Farnborough Airshow nesta semana, realizou o primeiro pouso do modelo da Embraer no Aeroporto London City, na capital britânica.

Com sua pista curta e encravada na mancha urbana de Londres, o aeroporto é um dos mais restritos do mundo. Apenas aeronaves de menor porte e capazes de aproximações mais íngremes são certificadas para operar no local, daí a importância do fato ocorrido nesta sexta-feira.

Veja também:

A pista do LCY (código do aeroporto) mede apenas 1.508 metros de comprimento e possui ângulos de descida de até 5,5 graus.

Segundo a Embraer, o E195-E2, maior membro da família de jatos regionais, realizou alguns testes de manuseio no solo. A fabricante brasileira espera certificar a operação da aeronave até o final deste ano, abrindo caminho para os voos regulares em 2023 a serem realizados com a KLM Cityhopper.

“O London City é o lar da Embraer. É um excelente aeroporto, não apenas porque é rápido e eficiente para os passageiros viajarem, mas porque seus desafios peculiares como um aeródromo demonstram o excelente desempenho de nossos E-Jets e agora nossa mais recente família de aeronaves E2,” disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

“Este momento também representa a força da parceria que temos com a Embraer e, juntos, desafiando os limites do que é possível neste aeroporto, pois com 146 assentos e uma envergadura de 35 metros, ela será confortavelmente a maior aeronave a operar a partir do LCY,” afirmou Alison FitzGerald, diretora de operações do London City Airport.

Atualmente, 85% dos voos que operam no London City são realizados por aeronaves da Embraer, incluindo o E190-E2, que desde setembro do ano passado realizava rotas pela Helvetic Airways em Londres.

O E190-E2 da Helvetic estreou em setembro de 2021 no London City (Embraer)

Total
1
Shares
5 1 vote
Article Rating
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus Pereira
Marcus Pereira
19 dias atrás

Olá b dia! Perdão mas a matéria contém uma contradição. No primeiro parágrafo informa que o E2 realiza o primeiro pouso no aeroporto londrino mas, no último parágrafo informa que estes voos com os E2 já são realizados pela Helvetic Airways. Um grande abraço!

Marcelo Lopes
Marcelo Lopes
19 dias atrás

Isso Mesmo Ricardo… lembro dessa permissão conseguida pelo E-190 E-2 pela Helvetic.

Previous Post

República Tcheca é mais um país a preferir o caça Lockheed Martin F-35

Next Post

Companhia indiana Star Air encomenda dois jatos Embraer E175

Related Posts
Total
1
Share