Embraer E2 pode ter prioridade em expansão de aeroporto em Londres

Apenas jatos mais silenciosos poderão ser usados caso horários estendidos sejam aprovados no aeroporto London City
O E190-E2 da Helvetic decola do London City
O E190-E2 da Helvetic decola do London City (Embraer)

O Aeroporto de London City (LCY) lançou uma consulta pública para estender seu horário de operação. Se a consulta for aprovada, apenas aviões mais silenciosos como o Embraer E2 e o Airbus A220 poderão pousar e decolar nos horários estendidos para cumprir os limites de barulho na região central da capital britânica.

Atualmente, o aeroporto opera das 6h30 às 22h durante a semana, das 6h30 às 13h00 no sábado e só volta a reabrir às 12h30 do domingo. O plano de London City é dobrar os movimentos permitidos na primeira meia hora de operação de seis para 12 e também funcionar a todo vapor durante a tarde e noite de sábado.

Segundo o London City, essas pequenas mudanças permitirão um crescimento na movimentação de passageiros do atual limite de 6,5 milhões para 9 milhões por ano. Em recuperação após a pandemia de COVID-19, a expectativa é de que o aeroporto ultrapasse 3 milhões de passageiros neste ano e chegue a 5 milhões em 2024.

No entanto, o prefeito de Londres Sadiq Khan não está satisfeito com a proposta de ampliação do aeroporto central, assim como residentes da região. Depois da consulta, o aeroporto deve revisar o plano e decidir se vai requerir a autorização oficial para ampliar suas operações usando apenas jatos mais silenciosos de nova geração.

O E190-E2 será exibido em Farnborough na próxima semana (Embraer)
O E190-E2 em London City em 2018 (Embraer)

London City: baixo ruído, pista curta

Os modelos de nova geração da Embraer terão vantagem em London City, caso a ampliação seja aprovada. Em testes de certificação, o E190-E2 registrou o menor nível de ruído entre as novas aeronaves de corredor único.

Além disso, a localização do London City faz com que as aeronaves tenham que ser compatíveis com a restrição de aproximação íngreme e pista curta. Outro ponto em que as aeronaves da Embraer são bem adaptadas, em operação no LCY desde 2009, quando a BA Cityflyer iniciou voos com o E170.

Em julho deste ano, o maior membro da família de jatos regionais da Embraer, o E195-E2, pousou pela primeira vez no London City. A fabricante brasileira espera certificar a operação da aeronave até o final deste ano, abrindo caminho para os voos regulares em 2023 com a KLM Cityhopper.

Atualmente, 85% dos voos que operam no London City são realizados por aeronaves da Embraer, incluindo o E190-E2, que desde setembro do ano passado realiza rotas pela Helvetic Airways em Londres.

O E195-E2 no London City Airport (Embraer)
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