Embraer KC-390 da FAB realiza primeira missão com equipamento de visão noturna

Chamado também pela sigla NVG, equipamento permite operações com baixíssima iluminação. Operação ocorreu em Anápolis, GO, no início de junho
O KC-390 da FAB realizou primeira missão com equipamento de visão norturna (FAB)

Os dois esquadrões que operam o KC-390 Millennium na Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram entre 2 de 7 de junho a primeira missão com óculos de visão noturna com a aeronave da Embraer a partir da Base Aérea de Anápolis (GO).

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis, e o Primeiro do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), Esquadrão Gordo (localizado na Base Aérea do Galeão, RJ) empreenderam a operação conjunta noturna em que o equipamento, chamado de NVG (Night Vision Goggles), é imprescindível para compensar a ausência de luz.

Segundo a FAB, o NVG pode amplificar em até 50 mil vez a luminosidade ambiente, permitindo aos tripulantes operar mesmo em condições de baixíssima iluminação.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O primeiro voo ocorreu em 3 de junho e contou apenas com tripulantes da FAB no KC-390 e contemplou decolagens, navegações táticas para ambientação dos tripulantes e pousos com equipamentos de visão noturna.

O NVG pode ampliar a luminosidade em até 50 mil vezes (FAB)

“Todas as missões com o KC-390 Millennium poderão ser realizadas com o NVG, ampliando a capacidade de emprego desta aeronave em qualquer tipo de cenário. Infiltração e Exfiltração Aérea, Assalto Aeroterrestre, Ressuprimento Aéreo e Reabastecimento em Voo são exemplos de missões que poderão ser realizadas”, explicou o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira.

“A incorporação e consolidação do NGV no KC-390, técnica já consagrada na FAB, representa um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar efetivamente em qualquer hora do dia ou da noite. As novas aeronaves KC-390, com sua capacidade de transporte, alcance e com a visão noturna aprimorada, fortalece e potencializa o Brasil no cenário da Aviação Militar da América do Sul”, acrescentou o Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Renato Leal Leite.

A FAB já utiliza os óculos de visão noturna há mais de uma década em aeronaves como a A-29 Super Tucano, C-105 Amazonas e os helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk e o avião de ataque A-1.

Atualmente a Força Aérea Brasileira conta com seis KC-390 em serviço de um total de 19 aeronaves encomendadas.

Total
0
Shares
Previous Post
A Emirates tem pedidos do 777-9, 777-8 e do 787

Boeing e Airbus vivem expectativa de vender centenas de jatos comerciais

Next Post

Enquanto avalia o E2 da Embraer, Air Niugini encomenda dois Boeing 787-8 Dreamliner

Related Posts
Total
0
Share