Embraer pode ter entregue oito jatos comerciais no 1º trimestre de 2023

Segundo dados não oficiais, fabricante teria enviado dois E175 e seis E195-E2 a seus clientes, uma pequena recuperação em relação a 2022
E195-E2 da KLM Cityhopper (Alan Wilson)

Ao contrário da Boeing e da Airbus, que compartilham suas encomendas e entregas mensalmente, a Embraer só divulga esses dados a cada trimestre.

O próximo boletim com os totais de entregas de aviões comerciais e executivos é esperado para ser divulgado na segunda quinzena de abril, quando há uma prévia dos resultados do 1º trimestre.

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Dados não oficiais, no entanto, mostram que a Embraer pode ter entregue entre sete e oito jatos comerciais nos primeiros três meses do ano.

Entregas no 1º trimestre podem ter subido

Como havia antecipado o CEO da empresa, Francisco Gomes Neto, a tendência é que ocorram mais entregas da família E2 que da E1 em 2023. Segundo registros do Planespotters, a Embraer entregou seis E195-E2 até o final de março, quatro para a Porter Airlines, um para a KLM Cityhopper e um para a Azul.

Há uma dúvida, contudo, se um desses jatos foi registrado como entregue em 2022 pela Embraer. A informação só será esclarecida após a divulgação dos dados oficiais.

O E175, aeronave comercial de maior sucesso da empresa brasileira, teve apenas dois jatos enviados para a Republic Airlines em 24 de março. Ambos contam com a pintura da United Express e as matrículas N757YX e N758YX.

Dois E175 foram entregues para a Republic Airlines para voarem pela United Express (Russel Sekeet)

Crescimento nas entregas em 2023

Se confirmar os oito jatos, a Embraer terá começado 2023 melhor que 2022. No ano passado, ela entregou quatro E175 e dois E195-E2 no primeiro trimestre, um a mais que no mesmo intervalo de tempo de 2019, seu pior resultado recente.

Os números, no entanto, podem variar para cima já que algumas entregas podem ser feitas de forma burocrática e passar despercebidas por sites que acompanham o ADS-B, que se baseiam no deslocamento dos aviões.

A Embraer afirmou que seu plano para 2023 prevê entregar entre 65 e 70 jatos comerciais. No ano passado, foram apenas 57 aeronaves, por conta de problemas na cadeia de suprimentos, sobretudo pela falta de motores.

As dificuldades devem persistir neste ano, mas não a ponto de impedir um crescimento nas entregas. Ao menos o primeiro trimestre parece ir nessa direção.

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  1. Oi Aurelio, tudo bem? Porque esse levantamento foi feito com base no deslocamento dos aviões para seus clientes. No entanto, a Embraer muitas vezes faz a entrega simbólica dos jatos sem que eles deixam as instalações da empresa. Ou então, o avião é entregue em uma data, mas só voa para o cliente em outro mês e aí acaba gerando diferenças nos dados que acompanhamos.

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