Entregas de jatos executivos subiram 10% no ano passado

Todos os segmentos de aviação geral registraram aumentos nas entregas em 2021; Phenom 300 da Embraer foi o jato leve mais vendido do mundo pelo décimo ano consecutivo
O Phenom 300E tem alcance de voo em torno de 3,700 km (Embraer)

Após um ano de redução nas entregas de aviões e helicópteros em função da pandemia de Covid-19, o setor de aviação geral voltou a crescer em 2021. Segundo o relatório da General Aviation Manufactures Association (GAMA) divulgado nesta semana, a categoria registrou crescimento de 12,6% nas remessas de novas aeronaves e alta de 10,4% no faturamento.

Quando comparado ao desempenho da categoria analisado pela GAMA em 2020, todos os segmentos da aviação geral registraram aumentos nas entregas no ano passado. Ao todo, foram despachados aos clientes 2.630 aeronaves de asa fixa e 826 helicópteros, alcançando um faturamento de US$ 25,3 bilhões.

Quando comparados a 2020, as entregas de aviões com motor a pistão no ano passado aumentarem 5,5% (com 1.393 unidades); de turboélices cresceram 19,0% (527 unidades); e de jatos executivos subiram 10,2% (710 unidades). No setor de helicópteros, modelos com motor a pistão tiveram alta de 27,5% (181 unidades); e aparelhos com turbinas de 24,8% (645 unidades) – o balanço ainda não computou as entregas de helicópteros da Leonardo.

“O total de embarques de aeronaves está convergindo para números vistos antes do início da pandemia. O setor conseguiu enfrentar a tempestade gerenciando estrategicamente os desafios da força de trabalho e da cadeia de suprimentos, que infelizmente ainda estão em andamento. Apesar dessa adversidade, há um forte interesse e entusiasmo em nossa indústria à medida que continuamos a promover nossos avanços em inovação, tecnologia e sustentabilidade ambiental”, disse Pete Bunce, presidente e CEO da GAMA.

Phenom 300 é o jato leve mais vendido pelo décimo ano consecutivo

De acordo com o relatório anual da GAMA, o Embraer Phenom 300 se tornou o jato leve mais vendido do mundo pelo 10º ano consecutivo, com 56 unidades entregues em 2021. O avião executivo brasileiro também foi o modelo bimotor a jato com mais entregas no ano passado.

Desde que entrou no mercado em dezembro de 2009, o Phenom 300 acumulou mais de 640 entregas para clientes em 39 países.

“Alcançar uma década de domínio é uma conquista extraordinária para a Embraer e solidifica nossa posição de liderança no mercado.” disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Executive Jets. “Desde o início, fizemos melhorias contínuas na aeronave com base no feedback dos clientes e continuaremos inovando e melhorando nos próximos anos.”

Considerando todas as categorias de jatos executivos, o Phenom 300 aparece na segunda colocação entre os mais vendidos em 2021. O líder no ranking geral foi o monojato Cirrus SF50, da categoria dos Very Light Jets, que somou 86 unidades entregues no ano passado.

Estranho, mas revolucionário: o SF50 tem bom desempenho e leva até 7 passageiros (Cirrus Aircraft)
O monomotor Cirrus SF50 foi o jato executivo mais vendido em 2021 (Divulgação)
Posição Fabricante Modelo 2021 2020 Var.
Gulfstream Gulfstream 450/650 103 105 -1,9%
Cirrus SF50 86 73 17,8%
Embraer Phenom 300E 47    
Pilatus PC-24 45 41 9,8%
Bombardier Challenger 350/650 44 44 0,0%
Bombardier Global 7500 39 16 143,8%
Honda HondaJet 37 31 19,4%
Cessna Citation Latitude 34 26 30,8%
Cessna Citation M2 34 24 41,7%
10º Dassault Falcon 30 34 -11,8%
11º Bombardier Global 5000/6000 27 43 -37,2%
12º Cessna Citation CJ4 27 23 17,4%
13º Cessna Citaiton CJ3 26 21 23,8%
14º Cessna Citation Longitude 24 18 33,3%
15º Cessna Citation XLS 19 13 46,2%
16º Embraer Praetor 600 17 18 -5,6%
17º Gulfstream Gulfstream 280 16 22 -27,3%
18º Embraer Praetor 500 14 10 40,0%
19º Bombardier Learjet 70/75 10 11 -9,1%
20º Embraer Phenom 300 9 50 -82,0%
21º Embraer Phenom 100 6 6 0,0%
22º Cessna Citation Sovereign 3 6 -50,0%
23º Airbus ACJ319neo 2 1 100,0%
24º Airbus ACJ320neo 2 2 0,0%
25º Airbus ACJ321neo 2    
26º Airbus ACJ330-200 2    
27º Airbus ACJ350-900 2 2 0,0%
28º Boeing BBJ Max 8 2 1 100,0%
29º Airbus ACJ330-300 1    
30º Embraer Legacy 600/650   1 -100,0%
31º Embraer Legacy 500   1 -100,0%
32º Cessna Citation X   1 -100,0%
  Total   710 644

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