EUA confirmam teste secreto com um caça de nova geração

Secretário adjunto de projetos da USAF confirmou que um novo avião de demonstração está sendo testado em segredo nos EUA
Concepção artística de um caça de sexta geração (Boeing)
Avião de combate da próxima década: concepção artística de um caça de sexta geração (Boeing)

Neste momento, em algum lugar dos EUA, a poderosa USAF (força aérea dos EUA) pode estar realizando voos de teste com uma aeronave totalmente nova e secreta. A informação foi confirmada nesta semana por Will Roper, Secretário Adjunto da força aérea norte-americana, durante a conferência virtual Air, Space & Space da Air Force Association.

“Já construímos e pilotamos um demonstrador de voo em escala real no mundo real”, confirmou Roper ao Defense News, “e quebramos recordes ao fazê-lo. Estamos prontos para construir a aeronave de última geração de uma forma que nunca aconteceu antes.”

Segundo o secretário da USAF, o avião de demonstração é um esforço do programa Next Generation Air Dominance (NGAD), iniciado em outubro de 2019 e que futuramente pode originar o primeiro caça de sexta geração dos EUA.

Devido a natureza do projeto, classificado como confidencial, nenhum detalhe sobre a aeronave foi divulgado ou mesmo quem a construiu. Roper também não deixou claro se o modelo de demonstração já é um protótipo do programa NGAD. No entanto, a confirmação sobre os testes de voo é um sinal de que o projeto do caça de última geração está avançando rapidamente.

Embora a referência de Roper à quebra de “recordes” possa remeter a imagens de protótipos ultrapassando os limites, ela também pode apontar a rapidez nos avanços do projeto da aeronave, desenvolvida sob a nova filosofia de engenharia digital adotada pela força aérea dos EUA.

Seja qual o for o caso, a USAF construiu e colocou no ar em segredo algum tipo de avião experimental. Roper também escondeu o jogo quando perguntado sobre quantos demonstradores foram construídos ou quantos voos foram realizados até agora. O fabricante (ou fabricantes) envolvido no projeto também permanece um mistério, assim como a designação da aeronave.

Veja mais: Primeiro caça Gripen da FAB chegará ao Brasil na próxima semana

Total
74
Shares
2 comments
  1. Dependendo do grau de inovação tanto tecnológica ou do visual da aeronave, talvez até aproveitaram a densa fumaça dos grandes incêndios no oeste dos EUA pra dificultar qualquer foto ou vídeo.
    Ou se aparecer algum vídeo de ovni voando em alguma parte dos EUA em 2020, 50% de chances de ser a tal aeronave.

Comments are closed.

Previous Post

Em busca de custos menores, Áustria pode trocar caças Typhoon pelo Gripen E

Next Post
A Airbus vai produzir 100 helicópteros H135 na China no período de 10 anos (Airbus)

Defesa negocia com a Helibras a compra de helicópteros para a FAB, aponta site

Related Posts