Força Aérea dos EUA está deslocando 12 caças F-22 Raptor para a Polônia
Jatos de combate de 5ª geração fazem parte de ala sediada no Alasca e irão reforçar a OTAN no flanco leste

A Força Aérea dos EUA (USAF) está deslocando 12 caças avançados F-22 Raptor para a 32ª Base Aérea Tática, em Łask, na Polônia. Seis aeronaves furtivas pousaram nesta terça-feira (26) na Base Aérea de Lakenheath, vindas do Alasca, e outras seis devem fazer o mesmo nesta quarta-feira.
Segundo a força, os F-22 reforçarão a “Blindagem Aérea da OTAN”. As aeronaves também são cotadas para passarem algum tempo na Baía de Souda, na ilha de Creta, o que pode ocorrer antes da chegada à Polônia.
As aeronaves pertencem ao 90º Esquadrão de Caça, 3ª Ala, Base Conjunta Elmendorf-Richardson, sediado no Alasca, e apoiarão a Proteção Aérea como o 90º Esquadrão de Caça Expedicionário.
“A missão de blindagem aérea da OTAN integra unidades de defesa aérea e antimísseis aliadas aéreas e de superfície no sistema de defesa aérea e antimísseis integrado da OTAN sob o comando e controle da OTAN. Fornecerá um escudo quase ininterrupto do Báltico ao Mar Negro, garantindo que os aliados da OTAN sejam mais capazes de salvaguardar e proteger o território, as populações e as forças da Aliança contra ameaças aéreas e de mísseis”, disse um comunicado das Forças Aéreas dos EUA na Europa e África (USAFE-AFÁFRICA).
O F-22 Raptor é considerado o mais capaz caça de 5ª geração em serviço no mundo. Embora tenha sido concebido para defesa aérea, a aeronave da Lockheed Martin também possui capacidade de ataque, graças ao uso de munições guiadas de precisão.

“O Raptor é um componente crítico da Força-Tarefa de ataque global e projetado para projetar domínio aéreo, rapidamente e a grandes distâncias, para derrotar ameaças que tentam negar acesso ao Exército, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais de nossa nação. Não pode ser igualado por nenhum caça conhecido ou projetado, tornando-se uma plataforma altamente estratégica para apoiar a proteção aérea da OTAN”, acrescentou a USAFE-AFÁFRICA.
Após a invasão russa à Ucrânia, os membros da OTAN têm reforçado a presença de aeronaves de combate avançadas nos países que fazem fronteira com as áreas em conflito. Caças Eurofighter Typhoon e F-35A estão entre os jatos presentes na região.