Força Aérea e Marinha abrem mão de helicópteros H225M para receberem o H125 Esquilo

Programa H-XBR perderá três aeronaves, cujos recursos serão usados no fornecimento do modelo menor da Airbus. Exército usará crédito para ampliar apoio logístico

Helicóptero H-50 da Força Aérea será substituído pelo H125 (FAB)

As três forças armadas brasileiras decidiram reduzir a encomenda de helicópteros pesados H225M, da Airbus, parte do programa H-XBR. A Marinha e a Força Aérea deixarão de receber uma aeronave cada, cujos recursos serão destinados a ampliar o fornecimento helicópteros leves H125 Esquilo. O Exército, por sua vez, transformará o crédito pelo H-225M em maior prazo de apoio logístico da fabricante europeia.

A manobra dará espaço para outro programa, o TH-X, que prevê que a Força Aérea passe a contar com 15 H125 Esquilo que substituirão os helicópteros H-50. Já a Marinha, que receberá 12 H125, pretende utilizar cerca de cinco unidades para aposentar os velhos Bell 206 Jet Ranger III, que são usados em instrução de voo.

A informação foi revelada pelo Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar Carlos Baptista Junior, nesta segunda-feira, em encontro com a mídia especializada, da qual Airway não foi convidada.

O H-225M pode voar a mais de 320 km/h e alcançar 6.000 metros de altitude (Thiago Vinholes
O H-225M da Marinha (Thiago Vinholes)

O helicóptero Esquilo é montado em Itajubá (MG) pela Helibras, parte do grupo Airbus. O primeiro modelo militar foi adquirido pela Marinha no final dos anos 70, ao qual se juntaram outros 12 helicópteros.

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A Marinha também opera a versão biturbina do Esquilo, modelo conhecido na França como Ecureuil. Eles foram encomendados nos anos 80, quando também a Aeronáutica passou a operar o Esquilo, designado como H-50.

Um pouco antes, o Exército fez seu primeiro pedido de helicópteros após voltar a ter direito de operar aeronaves de asas rotativas. Em 1986, a força adquiriu modelos de uma e duas turbinas além de outros modelos da mesma fabricante.

A Marinha deverá aposentar seus antigos Bell 206 (MB)

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