Jatinho que pousa na terra, Pilatus PC-24 vira “hit” no Brasil

Representante da Pilatus Aircraft no mercado nacional, Synerjet espera ter 20 exemplares do PC-24 em operação no Brasil até 2024

Jato executivo "off-road": PC-24 é vendido no Brasil com preços a partir de US$ 12,5 milhões (Pilatus)

Um dos jatos executivos mais pedidos do momento, o PC-24 da fabricante suíça Pilatus Aircraft é também um dos aviões preferidos dos visitantes da feira de aviação executiva Labace, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A todo momento, a aeronave é cercada de curiosos e filas se formam para conhecer seu interior.

Considerado o jato executivo mais versátil do mercado, o PC-24 é uma aeronave com características únicas em sua categoria. O avião da Pilatus é certificado para pousar em pistas de terra, grama e gelo. Ele também é o único jato VIP equipado com uma porta lateral de carga. E esses detalhes e capacidade diferenciada é o que vem seduzindo compradores brasileiros.

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

“É um avião que combina muito bem com o Brasil, que tem muitas pistas de pouso pouco preparadas. E o PC-24 pode operar com segurança nesses locais”, disse Alexandre Morais, gerente de vendas da Synerjet, representante da Pilatus Aircraft no Brasil, ao AIRWAY.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Segundo Morais, o primeiro PC-24 comprado por um cliente brasileiro chegou ao país em janeiro de 2020. Desde então, a Pilatus registrou mais oito jatos do tipo no Brasil e segue negociando mais unidades. “Até 2024, devemos ter 20 modelos PC-24 em serviço no Brasil. É um número considerável e que será alcançado em pouco tempo.”

Pilatus PC-24 da Amaro Aviation; modelo está exposto na Labace (Amaro Aviation)

De acordo com dados da General Aviation Manufactures Association (GAMA), em 2021 a Pilatus entregou 45 exemplares do PC-24 ao redor do mundo. Foi o quarto jato executivo mais entregue no mundo naquele período. Até o fim do ano passado, a fabricante suíça entregou 144 unidades da aeronave, que estreou no mercado em 2018.

O PC-24 exposto na Labace é o modelo com registro PS-AMA, que pertence à frota da Amaro Aviation, empresa de aviação executiva que presta serviços de gerenciamento de aeronaves e venda de cotas de propriedade compartilhada de aviões privados. “A Amaro é um dos nossos maiores clientes. Somente este ano, a empresa encomendou 12 aeronaves da Pilatus, incluindo jatos PC-24”, contou o gerente da Synerjet.

Jato utilitário

O PC-24 é um dos jatos executivos mais complexos das últimas décadas. A inspiração para a criação da aeronave veio de outro produto da Pilatus, o turboélice PC-12.

“Os clientes da Pilatus normalmente migravam do PC-12 para um jato médio de outra marca. Esse cliente, porém, ainda queria um avião que tivesse a mesma performance do PC-12. Foi daí que nasceu o PC-24, que é tão versátil quanto o PC-12”, explicou Morais.

O PC-24 é o primeiro jato executivo equipado com uma porta de carga (Pilatus Aircraft)
O PC-24 é o primeiro jato executivo equipado com uma porta de carga (Pilatus Aircraft)

VEJA TAMBÉM:

FAB elimina mais um cargueiro KC-390 da Embraer

Primeiro Airbus ACH160 é entregue a bilionário brasileiro

Além da capacidade para operar em aeródromos irregulares, o PC-24 também tem uma das melhores performances da categoria em pistas pavimentadas. De acordo com a fabricante, o jato pode operar em pistas com apenas 800 metros de comprimento. Ele também voa rápido e por longas distâncias: alcança velocidade máxima de 815 km/h e tem alcance de 3.768 km (com peso máximo de 8.005 kg).

Dependendo da configuração, a cabine do PC-24 comporta até 10 ocupantes. Mas por se tratar de uma aeronave certificada para operações “single pilot” (exige apenas um piloto), o assento do co-piloto pode ser ocupado por mais um passageiro.

O PC-24 pode ser configurado para transportar entre quatro e 10 passageiros (Pilatus Aircraft)
O PC-24 pode ser configurado para transportar até 11 passageiros (Pilatus)

A despeito das dificuldade de projetar e certificar um jato executivo “off-road”, a Pilatus avançou rápido no programa. O primeiro protótipo do PC-24 ficou pronto em 2014 e no ano seguinte, em 11 de maio, o modelo fez seu voo inaugural. Em 2018, a aeronave já estava certificada e liberada para ser entregue aos clientes.

“A demanda por aviões executivos está alta e o PC-24 é muito concorrido. Aqui no Brasil, a fila de espera para receber o PC-24 é de um ano e seis meses”, revelou Morais. E quanto custa? Segundo o gerente da Synerjet, o jato da Pilatus, aqui no Brasil, parte de US$ 12,5 milhões (R$ 63,3 milhões na cotação atual).

Posts Similares