Lufthansa anuncia volta do Airbus A380 à frota ativa

Aeronaves que estão armazenadas serão utilizadas a partir da temporada de verão de 2023, mas companhia aérea não revelou quantos deles serão reativados

A380 da Lufthansa (Airbus)

A Lufthansa decidiu reativar seus Airbus A380, a maior aeronave de passageiros do mundo, e que foram sacasos de serviço em 2020. A companhia aérea alemã possui 14 desses jatos de dois andares, mas seis deles já foram vendidos, em um acordo pré-pandemia com a própria fabricante.

Segundo comunicado, a Lufthansa voltará a colocar o A380 em serviço na temporada de verão de 2023, ou seja, dentro de um ano, tempo necessário para retirar as aeronaves da “armazenagem profunda” a que foram submetidos em aeroportos na Espanha e França.

A companhia aérea diz que ainda “está atualmente avaliando quantos A380 serão reativados e para quais destinos o jato da Airbus voará”. A volta do A380 é motivada pela retomada na demanda de viagens aéreas de longo alcance em ritmo mais rápido do que o esperado.

“No verão de 2023, não apenas esperamos ter um sistema de transporte aéreo muito mais confiável em todo o mundo. Também o receberemos de volta a bordo de nossos Airbus A380. Decidimos hoje colocar o A380, que continua desfrutando de grande popularidade, de volta ao serviço na Lufthansa no verão de 2023”, disseram os membros do comitê executivo da empresa alemã.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O atraso do Boeing 777-9 em conjunto com o aquecimento do mercado motivaram a mudança de estratégia (Divulgação)

Até o começo de 2022, o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, descartava a possibilidade de reativar o A380 por conta dos seus altos custos de operação, mas o atraso no programa 777X, que só deve ser certificado em 2025, mudou o cenário diante da falta de aeronaves de grande capacidade e autonomia.

A Boeing, inclusive, também oferecia uma solução paliativa para sua cliente, a cessão de jatos 777-300ER “white tail”, aeronaves cujos proprietários acabaram desistindo antes da entrega. Além disso, a Lufthansa também pretende contar com os primeiros 787-9 em 2023 e acelerar as entregas do Airbus A350. Até mesmo quadrimotor A340-600 foi incluído na frota por um período restrito.

Posts Similares