Maior show aéreo russo, MAKS 2023 foi cancelado

Evento em Zhukovsky, perto de Moscou, tem sido palco para a apresentação das aeronaves mais avançadas da Rússia, mas organizadores confirmaram que edição 2023 não acontecerá mais neste mês
Caça Su-57 na MAKS (Aviasalon)

Os rumores estavam certos e o MAKS 2023 International Aerospace Show não acontecerá mais entre 25 e 30 de julho.

O show aéreo é o mais importante realizado na Rússia e palco para que os fabricantes locais, sobretudo os estatais, possam apresentar suas aeronaves mais avançadas.

O motivo exato não foi informado, mas a Aviasalon, empresa que organiza o evento, sugeriu à agência Interfax que o cancelamento envolveu os reflexos da invasão à Ucrânia e os riscos de atentados em Zhukosvky, aeródromo próximo a Moscou onde a MAKS é realizada.

“Esta é a decisão que foi tomada. Em primeiro lugar, é uma questão de segurança”, disse o presidente honorário do MAKS, Magomed Tolboyev.

Esquadrilha de demonstração aérea “Swifts”, com seus MiG-29 (Aviasalon)

O possível cancelamento foi relatado em maio pela agência TASS citando fontes, mas a confirmação só ocorreu nesta sexta-feira, a pouco mais de três semanas da data de início do show aéreo.

A Aviasalon, no entanto, confirmou a realização da edição deste ano em 2024, assim como o MAKS 2025.

Maior show aéreo da Eurásia

O MAKS foi criado em 1993, pouco anos depois do colapso da União Soviética e tem sido realizado em anos ímpares. É considerado o maior evento aeroespacial da Eurásia, segundo seus organizadores.

Na última edição, em 2021, a Sukhoi apresentou o caça Su-75 Checkmate pela primeira vez em meio a uma produção cinematográfica.

O presidente russo, Vladimir Putin, dentro de um jato em Zhukovsky (Aviasalon)

Na época, a indústria aeroespacial russa, liderada pela United Aircraft Corporation (UAC) já sofria com algumas sanções ocidentais por conta da invasão da Crimeia, mas várias empresas do exterior participaram do evento.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em anos anteriores aeronaves como o Airbus A350 e mesmo o A380 realizaram apresentações em voo no show, em tempos em que a Rússia parecia mais integrada com a comunidade global.

A edição 2023, cancelada, serviria para que o país pudesse apresentar avanços em programas focados em nacionalizar aeronaves como o SSJ100 (SSJ-New) e o MC-21-310, ambos jatos comerciais que está sendo desenvolvidos para substituir aviões da Boeing e Airbus.

Total
0
Shares
Previous Post

Airbus planeja avião concorrente do KC-390 da Embraer

Next Post

VÍDEO: Dois aviões Embraer AT-27M Tucano colidem no ar na Colômbia

Related Posts
Total
0
Share