United Airlines quer operar avião elétrico com 19 lugares a partir de 2026

Companhia aérea dos EUA e sua parceira regional Mesa fizeram encomenda de 200 aviões ES-19 da startup sueca Heart Aerospace além de investirem no projeto para acelerar seu desenvolvimento

O ES-19 exibindo as cores da United Express (Heart)

Após fechar um pedido pelo jato supersônico de passageiros Boom Overture, a United Airlines fez outro anúncio surpreendente nesta terla-feira, 13, ao encomendar 100 aviões elétricos ES-19, da startup sueca Heart Aerospace.

Na verdade, o acordo é mais abrangente já que inclui outros 100 pedidos feitos pela parceira regional Mesa Airlines, mas também o investimento das duas companhias aéreas em sociedade com o fundo Breakthrough Energy Ventures, criado por Bill Gates, para acelerar o desenvolvimento da aeronave com capacidade para até 19 passageiros.

O ES-19 possui configuração de asa alta com quatro conjuntos de hélices de 7 pás. Utilizando baterias de íon de lítio semelhantes às que equipam automóveis, o avião elétrico será capaz de voar 400 km e ser recarregado em até 40 minutos.

A aeronave será equipada com comandos fly-by-wire, pressurização e fileiras com assentos lado a lado dispostos em 8 fileiras. O ES-19 tem capacidade STOL, podendo operar em pistas de até 750 metros de comprimento.

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Ou seja, poderá atender rotas de curto alcance entre pequenas cidades como uma alternativa sustentável aos jatos comerciais atuais. O local de fundação da Heart não é coincidência já que a Suécia e outros países nórdicos têm sido bastante restritivos quanto à emissão de poluentes na aviação.

A Heart afirma que seu avião elétrico será 20 vezes mais econômico que um turboélice equivalente e 100 vezes mais barato que um turbofan. Além disso, a empresa sueca aposta no baixíssimo custo de manutenção comparado ao de aviões com motores a combustão.

A Heart afirma que o ES-19 será 100 vezes mais econômico que um jato turbofan (HA)

Os próximos passos do programa são concluir a revisão preliminar de projeto no 3º trimestre de 2022 e realizar a revisão crítica um ano depois. O voo inaugural está previsto para o final de 2024, com a obtenção do certificado de tipo no 3º trimestre de 2026 e a entrada em serviço no final do mesmo ano.

Mais de 100 rotas regionais

Para a United e a Mesa, o projeto do ES-19 é uma oportunidade de reduzir a pegada ambiental em voos regionais. Segundo a companhia aérea, ao menos 100 destinos poderiam ser atendidos pelo avião elétrico como rotas entre os aeroportos Chicago O’Hare e Purdue University ou entre o aeroporto internacional de San Francisco o aeroporto regional de Modesto.

A companhia aérea do EUA afirmou ter como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 100% até 2050.

Avião terá capacidade para até 19 passageiros

A utilização do ES-19 também poderá fazer renascer os voos commuter, que foram operados por pequenos turboélices como o Embraer Bandeirante principamente entre os anos 70 e 80 até a chegada de aeronaves maiores e, posteriormente, dos jatos regionais.

O ES-19 já havia atraído interesse de outra companhia aérea neste ano, a Finnair, da Finlândia, que assinou uma carta de intenção para 20 aviões.

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