Voos nacionais de Viracopos mudam para novo terminal em 23 de abril
Diferente do que havia sido anunciado, transferência dos voos nacionais para o Terminal 1 será feita de uma vez


A novela da transferência dos voos nacionais do antigo para o novo terminal do aeroporto de Viracopos, em Campinas, ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (23). A concessionária Aeroportos Brasil afirmou que dentro de um mês todos os voos estarão operando no novo prédio: “O dia 23 de abril de 2016 vai entrar na história de Campinas, da região, do Estado de São Paulo e do Brasil. A partir dessa data, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em parceria com as companhias aéreas Azul, TAM e GOL, transfere todos os voos de passageiros para o novo terminal (T1).”, informa o comunicado.
Além de postergar mais uma vez a mudança, agora ela será feita de uma só vez, como deixou a entender o anúncio da concessionária que promete a transferência “a 0 hora do dia 23 de abril”.
Com isso, o antigo terminal, hoje chamado de T0, será fechado nesse dia até ser transformado numa área de apoio do complexo aeroportuário. Mas isso não significa que o Terminal 1 esteja concluído. Segundo a concessionária, uma das áreas será aberta ao público, o Píer C, enquanto o Píer B, central, ficará para um segundo momento. Assim Viracopos passará a ter capacidade para 14 milhões de passageiros por ano, cerca de 40% a mais do que o movimento atual. Com a inauguração completa, o terminal teria potencial para atender até 25 milhões de passageiros.

Obras e falta de acabamento
Airway esteve em Viracopos nos últimos dias e viu um aeroporto que aos poucos vai ganhando a forma definitiva. Os trabalhos no momento se concentram no acabamento do processador, o prédio onde ficam os check-ins e acesso ao embarque. As três ilhas de check-in estão prontas, mas o forro e piso ainda estavam sendo concluídos, assim como acessos e outros equipamentos.
O projeto deve agradar os passageiros pelo bom gosto e equilíbrio, porém, ao mesmo tempo em que áreas são finalizadas várias partes do edifício revelam falhas e falta de peças de acabamento. O piso do saguão, por exemplo, tem um desnível entre a ala aberta em 2014 e a atual, isso porque a concessionária optou por instalar um material mais simples e agora será preciso substituir tudo.
Segundo funcionários informaram ao site, alguns testes de voos foram feitos recentemente, como adiantamos, mas logo interrompidos. Internamente, a previsão era que o início da migração dos voos ocorreria a partir deste final de semana e seria gradativa, uma atitude mais segura em se tratando de uma operação tão delicada.

