Airbus testará sistema de comunicação via laser entre aviões e satélites

Projeto “UltraAir” tem como objetivo demonstrar a viabilidade de sistemas de comunicação de alta velocidade com satélites geoestacionários

A Airbus e a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO, na sigla em inglês) lançaram um programa para desenvolver um demonstrador de terminal de comunicação via laser para aeronaves. O grupo batizou a tecnologia de “UltraAir”.

O projeto, que é co-financiado pela Airbus, TNO e o Netherlands Space Office (NSO), faz parte do programa ScyLight (Tecnologia de comunicação segura a laser) da Agência Espacial Europeia (ESA). O estudo abrange o design, construção e teste do demonstrador de tecnologia.

“As tecnologias de comunicação a laser são a próxima revolução nas comunicações por satélite, trazendo taxas de transmissão, segurança de dados e resiliência sem precedentes para atender às necessidades comerciais na próxima década”, diz a Airbus.

O terminal de comunicação será capaz de oferecer conexões a laser entre uma aeronave e um satélite em órbita geoestacionária posicionado a 36.000 km acima da Terra. De acordo com a Airbus, o sistema terá capacidade para transmitir “vários gigabits” de dados por segundo. A empresa ainda afirma que o UltraAir terá recursos anti-bloqueio e baixa probabilidade de sofrer interceptações maliciosas. A tecnologia também é proposta para usuários militares.

Os primeiros testes com o UltraAir ocorrerão no final de 2021 em condições de laboratório. Numa segunda fase, as avaliações em solo terão início no próximo ano em Tenerife (Espanha), onde será estabelecida a conectividade entre um demonstrador e o terminal a laser embarcado no satélite Alphasat usando a Estação Terrestre Ótica da ESA. Para a verificação final, o demonstrador UltraAir será integrado em uma aeronave para provas de voo em meados de 2022.

Veja mais: Agência europeia certifica o novo Boeing 737 MAX 200

Total
40
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zekinha
Zekinha
6 meses atrás

Se tiver nuvens o laser consegue passar?

Previous Post

Jatos executivos da Embraer podem ser adaptados para transportar vacinas

Next Post

Companhia de carga UPS planeja a compra de 150 aeronaves eVTOL

Related Posts