Bimotor Cessna SkyCourier torna-se ‘prioridade’ da FAB para substituir os Embraer Bandeirante

Aeronave C-408 foi citada como um dos atuais projetos da Aeronáutica em reunião com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o presidente Lula

Cessna C-408 SkyCourier (Textron)

O novo turboélice bimotor Cessna SkyCourier está na mira da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave do grupo Textron Aviation foi citada como um dos projetos prioritários da Aeronáutica, em reunião realizada na sexta-feira (20) entre o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na nota sobre o encontro, são citados como projetos prioritários “o avião de transporte multimissão KC-390 Millennium, o caça multiuso F-39 Gripen, e o C-408 (aeronave de transporte leve)”.

C-408 é a designação do SkyCourier, uma aeronave de asa alta e trem fixo que teve a primeira unidade entregue no ano passado para a FedEx.

Embora não traga detalhes, a FAB certamente vê o SkyCourier como um substituto do Embraer C-95 Bandeirante, já que ambos compartilham algumas semelhanças operacionais.

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Interior do SkyCourier (Cessna)

O Cessna, no entanto, é uma aeronave mais versátil, capaz de ser usada para transporte de até 19 passageiros, mas que também transporta cerca de 2.720 kg de carga.

O SkyCourier, por outro lado, é mais lento que o antigo Bandeirante, muito em função do trem de pouso fixo enquanto o avião da Embraer possui trem retrátil.

A Força Aérea Brasileira foi o primeiro cliente do Bandeirante (Embraer)
A Força Aérea Brasileira foi o primeiro cliente do Bandeirante (Embraer)

Projeto STOUT

A substituição dos Bandeirantes, aeronaves que foram entregues pela Embraer a partir do início da década de 70, é um dos principais problemas da FAB, assim como encontrar um avião de treinamento primário para o lugar do T-25 Universal.

A princípio, a Aeronáutica planejava desenvolver uma nova aeronave utilitária em parceria com a Embraer e que usaria propulsão híbrida, o chamado projeto STOUT, mas que foi cancelado pelo Comandante da Aeronáutica anterior. A fabricante brasileira ainda considera levar o projeto em frente, porém, por conta da complexidade, seu horizonte está distante.

Embraer STOUT
Projeto futurista: o STOUT foi proposto para substituir os antigos C-95 Bandeirante e C-97 da FAB

Há também em curso o desenvolvimento do ATL-100, um rival direto do SkyCourier criado pela Desaer, uma fabricante brasileira formada por ex-engenheiros da Embraer.

A empresa pretende construir uma fábrica em Araxá, com apoio da prefeitura do município e do governo de Minas Gerais. A previsão é que a linha de montagem comece a funcionar em 2025, mas trata-se de um cronograma otimista diante do prazo bastante curto para construir um protótipo e certificá-lo.

A possível urgência em substituir parte dos Embraer Bandeirante pode explicar a classificação de prioridade dada pela Força Aérea Brasileira a uma potencial encomenda do SkyCourier. E, sem dúvida, um empurrão considerável para a imagem da aeronave, que ainda está no início da sua carreira comercial.

A versão militar do ATL-100 é proposta para transportar 12 soldados paraquedistas com equipamento completo, capacidade semelhante a do Bandeirante (Divulgação)
A versão militar do brasileiro ATL-100 (Desaer)

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