Cathay Pacific escolhe vai de Airbus A350F para substituir Boeing 747 cargueiros

Companhia aérea de Hong Kong encomendou seis aeronaves e que serão entregues a partir de 2027

A Cathay receberá seis A350F (Airbus)

Cliente importante do Boeing 777X, a Cathay Pacific preferiu deixar a versão 777-8F de lado para encomendar seis jatos cargueiros A350F, da Airbus. As aeronaves deverão substituir seus Boeing 747-400F a partir de 2027.

A Cathay tem seis desses quadrimotores em serviço e que têm média de idade de 15 anos. Além disso, há outros 14 747-8F ativos.

A escolha do rival do 777-8F surpreendeu já que a Cathay possui um grande pedido da versão 777-9, que pode transportar cerca de 426 passageiros.

A transportadora de Hong Kong foi um dos primeiros clientes da nova família 777X, tendo anunciado um pedido de 21 aeronaves em 2013.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Em maio, rumores indicavam a preferência pelo 777-8F, uma variante cargueira que substituirá o 777F a partir de 2027, quando o atual cargueiro sairá de linha por questões ambientais.

Boeing 747-400F da Cathay Pacific (John Taggart)

O A350F foi lançado pela Airbus aproveitando um boom na carga aérea de longa distância. A aeronave pode transportar até 111 toneladas de carga em distâncias de até 8.700 km.

Segundo a Airbus, a performance permitirá que a Cathay Cargo possa voar sem escalas até Anchorage, no Alasca, a maior rota de carga do mundo.

“À medida que avançamos para 2024, a nossa jornada de reconstrução ganha impulso. Esta encomenda marca outro componente importante no nosso investimento para o futuro. Isso reflete a confiança da Cathay no centro de Hong Kong à medida que olhamos para as oportunidades oferecidas pelo sistema de três pistas”, disse o CEO do Grupo Cathay, Ronald Lam.

“Há um novo padrão no espaço de carga e estamos satisfeitos que uma operadora global de carga aérea tão experiente como a Cathay tenha se juntado ao crescente número de players de referência na indústria de carga aérea que endossam o A350F”, disse Christian Scherer, Diretor Comercial da Airbus. Diretor e Chefe Internacional.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Cathay Pacific também é cliente do A350 de passageiros, do qual opera uma grande frota de 47 aeronaves, sendo 29 A350-900 e 18 A350-1000.

Posts Similares