Com alta nos pedidos, Embraer entregou 44 aviões no terceiro trimestre de 2019

Volume de entregas nos últimos três meses inclui 17 jatos comerciais e 27 modelos executivos

O Lion Tech é o jato de "test-drive" da Embraer para demonstrações com clientes (Embraer)
Os jatos da nova série E2 ainda não embalaram no mercado e somam apenas nove entregas (Embraer)

A Embraer divulgou nesta quinta-feira (31) que entregou um total de 44 aeronaves durante o terceiro trimestre deste ano (3T19). O volume inclui 17 jatos comerciais e outros 27 modelos executivos (sendo 15 jatos leves e 12 grandes). Esse resultado é 12,8% superior ao desempenho da fabricante no mesmo período em 2018, quando despachou 39 aeronaves (15 jatos comerciais e 24 executivos).

A carteira de pedidos (backlog) firmes da Embraer também apresentou alta. Até 30 de setembro, a fabricante tinha 345 aeronaves comerciais encomendadas (avaliadas em US$ 16,2 bilhões), o que representa um aumento de 37,5% comparado ao backlog do terceiro trimestre de 2018, que continha 251 aviões.

Embora tenha recebido mais pedidos, 2019 não vem sendo um dos melhores anos para a Embraer e o resultado final de entregas pode ser inferior ao de 2018, quando a fabricante despachou 181 aeronaves, sendo 90 jatos comerciais. Até o final de setembro deste ano, a companhia somou 117 aviões entregues, incluindo 54 modelos comerciais.

O campeão de vendas da Embraer continua sendo de longe o E175 da primeira geração, modelo que tem grande aceitação na aviação regional dos EUA. No 3T19, a fabricante entregou mais 13 unidades da aeronave e chegou a um total de 45 neste ano. É também o produto da fabricante com mais pedidos firmes, com 181 exemplares encomendados.

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Como mostram os resultados da Embraer, os modelos da nova geração E2 ainda não embalaram. Introduzida no mercado em abril de 2018, a série somou até o 3T19 apenas nove unidades entregues, sendo oito jatos E190-E2 e um E195-E2. Os novos aviões comerciais produzidos no Brasil estão presentes na frota de quatro companhias: Widerøe, Air Astana, Helvetic Airways e a Azul.

O backlog da série E2 também é discreto, com 44 pedidos firmes pelo E190-E2 e mais 124 E195-E2. A menor variante da família, o E175-E2, ainda não recebeu nenhuma encomenda oficial.

O aumento na produção e entregas dos E2 é esperado para 2020 após a conclusão da venda de 80% da Embraer Aviação Comercial ao grupo Boeing, o que deve impulsionar as vendas dos novos jatos. Além disso, a fabricante está perto de concluir todos os pedidos pelos modelos da primeira geração: ainda restam três E190 e um E195-E2 a serem entregues.

Na aviação executiva, o modelo mais popular da Embraer no 3T19 foi novamente o Phenom 300, com 14 unidades entregues. Em seguida aparece o Praetor 600, com sete entregas, e o Legacy 450, com quatro exemplares despachados entre julho e setembro.

Destaques da Embraer no 3T19

No começo do terceiro trimestre, a Embraer assinou um contrato com a SkyWest para um pedido firme de sete jatos E175 configurados com 70 assentos. O pedido tem um valor de US$ 340 milhões e já havia sido incluído na carteira de pedidos da companhia do 2T19 como “cliente não divulgado”. As entregas estão previstas para começar no quarto trimestre deste ano.

No 3T19, a Embraer também entregou o primeiro jato E195-E2 para a AerCap, maior grupo de arrendamento de aeronaves do mundo, que o repassou para Azul. A companhia aérea encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.

No segmento de aviação executiva, a Embraer anunciou acordo de compra com a empresa norte-americana Flexjet, uma das líderes globais no mercado de transporte por jatos particulares. O negócio inclui uma frota de jatos Praetor 500, Praetor 600 e Phenom 300.

Já o novo Praetor 500, da categoria de jatos executivos médios, recebeu a Certificação de Tipo de três autoridades reguladoras: a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; a FAA – Federal Aviation Administration, e a EASA – European Union Aviation Safety Agency.

Concepção artística do KC-390 com as cores da Força Aérea Portuguesa (Divulgação)

Na área de defesa, o governo de Portugal anunciou um pedido firme para cinco aeronaves KC-390, marcando a entrada da aeronave no mercado internacional. O contrato, assinado nas instalações da Embraer em Évora, Portugal, também inclui suporte e serviços e um simulador de voo. As entregas estão programadas para começar em 2023.

A Embraer também entregou o primeiro KC-390 à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis (GO), dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT).

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