Embraer inicia produção do primeiro KC-390 de Portugal

Força Aérea Portuguesa vai receber cinco exemplares da aeronave militar até 2027
Concepção artística do KC-390 com as cores da Força Aérea Portuguesa (Divulgação)
Concepção artística do KC-390 com as cores da Força Aérea Portuguesa (Divulgação)

A primeira das cinco aeronaves Embraer KC-390 encomendadas pela Força Aérea Portuguesa (FAP) começou a ser construída em solo português. A OGMA, subsidiária da fabricante brasileira em Portugal, anunciou na última semana que finalizou a produção do primeiro painel de fuselagem deste avião.

Parte importante do programa KC-390, a OGMA é responsável pela fabricação de 10 painéis que compõem a fuselagem central, sponsons direitos e esquerdo (carenagem do trem de pouso central) e os lemes de profundidade do cargueiro militar. Esses componentes são produzidos com material composto e ligas metálicas.

As peças fabricadas em Portugal são enviadas de navio ao Brasil, com destino à fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde fica a linha de montagem final do KC-390 (ou “C-390 Millennium” na designação comercial).

Após uma longa fase de negociações, o governo de Portugal confirmou em agosto de 2019 a compra de cinco cargueiros KC-390 para equipar sua força aérea. O contrato é avaliado em 827 milhões de euros e as aeronaves serão entregues entre 2023 e 2027.

Portugal é o maior parceiro internacional do programa KC-390 e participa do desenvolvimento e produção da aeronave. Outros países envolvidos no projeto são a Argentina e República Tcheca.

Assim como no Brasil, o objetivo de Portugal com a aquisição do KC-390 é substituir a antiga frota de turbo-hélices C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin. A FAP possui atualmente quatro Hercules em serviço e eles devem continuar em operação por mais uma década.

A Força Aérea Brasileira (FAB), primeiro cliente do KC-390, já conta com duas aeronaves ativas. O pedido total da FAB compreende 28 aeronaves.

Veja mais: Maior avião bimotor da história, Boeing 777X completa primeiro voo

Total
213
Shares
Previous Post

Companhia aérea da Ásia cogita mudar encomenda de 737 Max para jatos da Embraer

Next Post

Avião militar dos EUA cai em área controlada pelo Talibã no Afeganistão

Related Posts