FAB coloca à venda caças Mirage 2000 desativados

Avião mais rápido que voou no Brasil foi desativado em 2013; civis podem comprar as aeronaves
O Mirage 2000 voaram com a FAB entre 2005 e 2013 (FAB)
O Mirage 2000 voaram com a FAB entre 2005 e 2013 (FAB)
O Mirage 2000 voaram com a FAB entre 2005 e 2013 (FAB)
O Mirage 2000 voaram com a Força Aérea Brasileira entre 2005 e 2013 (FAB)

Desativados pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2013, os caças Dassault Mirage 2000 foram colocados à venda nesta semana. Ao todo, a FAB planeja vender oito das 12 aeronaves desse tipo que possui, além de um série de equipamentos e peças dos modelos. Em contato com o Airway, o porta-voz da FAB revelou que as quatro unidades restantes ficarão no Brasil e serão preservadas.

A negociação das aeronaves e componentes está sendo realizada na Inglaterra pelo BACE, sigla em inglês para “Comissão Brasileira de Aeronáutica na Europa”. Como mostram os documentos oficiais, a oferta mínima é de US$ 2,5 milhões. Esses aviões ainda são valiosas fontes de peças de reposição para os Mirage 2000 que ainda voam.

A venda do material, mesmo desativado, ainda precisa de aprovação do governo francês, que pode barrar as intenções oriundas de países não aliados. Os caças e componentes estão armazenados na base da FAB em Anapólis (GO).

Segundo o edital do BACE, qualquer pessoa física ou jurídica, desde que cumpra todos os requisitos presentes no regulamento, pode participar da concorrência. Ou seja, qualquer pessoa pode ser dono de um Mirage 2000, desde que o governo francês aprove a negociação.

O Mirage 2000 ainda voa nas forças aéreas de países como Emirados Árabes Unidos, Egito, Peru, Índia, Grécia, além da própria França, com mais de 300 aeronaves ativas. A aeronave foi fabricada pela Dassault Aviation entre 1978 e 2007, chegando a 601 unidades produzidas.

O caça francês é até hoje o avião mais potente que já operou com a FAB. O Mirage 2000 usado no Brasil podia voar a mais de 2.500 km/h (mais de duas vezes a velocidade do som).

O Mirage 2000 foi durante muitos anos um dos caças mais rápidos do mundo (FAB)
O Mirage 2000 continua sendo um dos aviões mais rápidos do mundo: passa dos 2.500 km/h (FAB)

O Mirage 2000 foi uma solução de emergência adotada pela FAB após a desativação dos Mirage III, em 2005, e enquanto decidia a definição do programa FX-2, para aquisição de novos caças. Nessa época, o caça francês Dassault Rafale era considerado o favorito na disputa, que ainda tinha o Boeing F/A-18 Hornet e o Saab Gripen NG, que foi o escolhido.

Airway TV: Um passeio pelo Memorial Aeroespacial Brasileiro

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
60 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fernando
6 anos atrás

top lembro quado ultrapassava a barreira do som aqui em cima de casa…

SMAIL
SMAIL
6 anos atrás

Melhor não vender, vai que de repente tem que atacar os golpistas.

esmeraldo pereira
esmeraldo pereira
6 anos atrás

Melhor seria que o governo, diante da grande necessidade de patrulhar nossas fronteiras, usasse estas aeronaves para substituir a sucateada e minguada frota que vigiam nossos limites geográficos

Alex
Alex
6 anos atrás

pode ser dono e pode voar com ele?

Alex
Alex
6 anos atrás

Desculpe pelo meu falta de entendimento, caças desativados significa que não podem voar, simplesmente para ficar em solo?

Carcará
Carcará
6 anos atrás

Enquanto dona Dilma voa de jato de última geração em seus passeios, a valorosa FAB está sucateada.

Fábio
Fábio
6 anos atrás

Pechincha kkkk…

aldo
aldo
6 anos atrás

e o que entra no lugar? Doaram helicópteros para países do MERCOSUL e agora estão vendendo esses. A pergunta é: o que está entrando no lugar desses equipamentos, se é que estão entrando ?

Paulo César
Paulo César
6 anos atrás

Só uma pergunta se a nossa Força Aérea , é tão bem equipada a ponto de aposentarmos, os Mirage 2000, mesmo antes de recebermos os caças Suecos, por quê, vamos ficar no standby, usando caças F5, do tempo da guerra do Vietnã, no seria melhor continuar usando todos, já que não temos uma frota assim tão espetacular?

Mozart Henrique Ramos
Mozart Henrique Ramos
6 anos atrás

Penso que a FAB deveria ter um esquadrão aeromédico para ajudar a população do Brasil e até de outros paises (como o Equador agora) em catástrofes pelo mundo. Esse poderia ser formado por aeronaves mais antigas com pintura especial para identificar o nome do BRASIL, Numa forma de marketing institucional de nossa força aérea e de nosso pais para o mundo
Existe um serviço que estas máquinas velozes poderiam ajudar a população…
Na busca de orgãos para transplantes, determinados tipos de orgãos tem no máximo 2 horas para serem reimplantados.
Estas máquinas poderiam ajudar bastante com sua capacidade de voar rápido buscando estes orgão. Muitos deixam de ser utilizados por falta de tempo no transporte em função das distancias.
Se é pra ficar ocioso, que pelo menos possam ajudar em tarefas que exijam rapidez..

Roberto
Roberto
6 anos atrás

Melhor seria vende-los e com os recursos investir em aviões novos, tipo Super Tucano. Para area de fronteira, por exemplo, seria melhores.

eder
6 anos atrás

Vender pra que??? Já não tem, vai vender r ficar sem….

Gabriel
6 anos atrás

Alguém saberia responder?
Os Mirage III ficaram muitos anos voando e sendo modernizados. Mesmo obsoletos, eles estavam na ativa.
Já os Mirage 2000 ficaram poucos anos na ativa e saíram de cena antes da chegada do sucessor (O Gripen NG).
Minha pergunta é: Por quê os Mirage 2000 ficaram pouco tempo na ativa, ainda não daria para usá-los?

ANDRE
ANDRE
6 anos atrás

ESSES SÃO SUCATAS, OS 4 QUE NÃO VÃO SER VENDIDOS APROVEITARAM TODAS AS PECAS AINDA EM CONDIÇÃO DAS OUTRAS 8 AERONAVES.

osmar
6 anos atrás

Poderão serem usados em caso de emergencia contra os querem desestabilizar o país.

francisco
6 anos atrás

Para poder vender precisa da autorização da França, quer dizer e seu mas não é, isto também acontece com o Tucano, e outros equipamentos da forças armadas aonde esta nossa independência continuamos uma colônia das grandes potencias.

Oliver
Oliver
6 anos atrás

Deixaram sucatear agiram vendem como lixo…

teo
teo
6 anos atrás

parcela ??

Luis Oliveira
Luis Oliveira
6 anos atrás

Se a FAB colocar os tucanos à venda me avisa.

Dario
Dario
6 anos atrás

Percebi um certo grau de desconhecimento nos comentários acima. A aeronave não para de voar simplesmente porque a FAB deseja, mas pelo fato de ter atingido seu limite estrutural. Na verdade essas aeronaves voaram além disso, e na época que aposentaram, em 2013, os custos com manutenção eram muito altos, e a disponibilidade baixa. Tudo em virtude da vida útil das aeronaves. Elas não serão utilizadas para voo pelos compradores, serão desmontadas e as peças utilizadas em aeronaves mais novas em outros países. Resumindo, não cumpriam mais a missão e ainda geravam altos custos de manutenção! Abraços a todos….

PAULO
PAULO
6 anos atrás

SE PUDER VOAR E , VEM O ARSENAL JUNTO??

Bruno M. Leal
Bruno M. Leal
6 anos atrás

Esmeraldo pereira, acredito que o custo operacional dessas aeronaves seja altíssimo, e acredito que nas fronteiras os maiores problemas são contrabando e aviões de pequeno porte, e desses acredito que os tucanos ou super tucanos dão conta!!! Rsrs não subestime esses pequenos!!!

bond
bond
6 anos atrás

como tem gente que opina neste espaço, sem ter noção nenhuma do que se trata. OS CAÇAS SERÃO VENDIDOS PORQUE NÃO EXISTE PEÇAS DE REPOSIÇÃO. quem comprar, vai aproveitar as peças para uma sobrevida em suas unidades.

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Troca num chevete com rodão, fumê, vasco da gama e som?

Frederico Amaral
6 anos atrás

aceita um pão com mortadela mais uma coxinha de entrada o restante pagasse com pequenas parcelas do bolsa familia…. a perder de vista…..aceita fechamos negocio já

Wagner
Wagner
6 anos atrás

Respondendo ao Alex, não, a maioria ainda voa, porém é caro demais manter esses aviões atualizados e voando. É como um carro velho que precisa fazer o motor, toda a suspensão, os bancos estão rasgados e o assoalho enferrujado. Porém pra quem tem, vale a pena comprar mais alguns pra tirar peças e manter o que esta voando. Caso dos paises citados.

Carvalho
6 anos atrás

Dilmão não vai doá-los à Bolívia não? Assim como fez com os investimentos que a petrobrás fez por lá, como o gaseoduto e outros?

aldir b
aldir b
6 anos atrás

vi muitas perguntas, mas a minha é a seguinte: a FAB tem dinheiro pra abastecer esses caças ou ta vendendo pra ter dinheiro pra abastecer outras aeronaves??

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
6 anos atrás

Esse negocio de fabricar aviao no Alabama vai dar merda. Por votos parlamentares, eles fecharam a fabrica aqui em LA e levaram pro Acre. Alabama nao tem industria de tecnologia, nem Universidades para segurar a onda de uma fabrica deste gabarito. Quando a quantidade de falhas tecnicas comecarem a almentar, ninguem vai querer lembrar que a culpa eh dos politicos que ataram seus votos a esta irresponsabilidade.

Marco
Marco
6 anos atrás

Sera que o Governo pega um UNO Eletronic 2007 como parte de pagamento, e dividir o saldo em 120 anos…

Antonio
Antonio
6 anos atrás

Paulo, se o arsenal viesse junto seria ideal, com uma aeronave dessas e o arsenal bélico junto eu voaria direto sobre Brasilia e daria um jeito de vez na corja que se apoderou do nosso querido país. Então sentiriam na carne o que é um golpe de fato, um golpe certeiro no coração da corrupção instalada no Brasil.

Mário J P Consales
6 anos atrás

Smail ?? , Se o governo do PT vender, no final não vai sobrar dinheiro, nem para comprar uma Mobyllete 1978, com motor fundido.

ROBERTO
6 anos atrás

VEM UMA DUZIA DE MISSEIS E E 12 BOMBAS DE 500LB. KKKKK

MARCOS
MARCOS
6 anos atrás

Sempre foi intenção do PT enfraquecer nossas Forças Armadas. Partido COMUNISTA, ANARQUISTA, TERRORISTA E SAQUEADORES.

Marco Antonio
Marco Antonio
6 anos atrás

Mozart Henrique Ramos, veja que para realizar um transporte aeromédico seja tanto de pacientes quanto para Orgãos, existem aeronaves adaptadas para tais funções e ambas precisam de uma equipe médica á bordo para acompanhar o procedimento, não é possível realizar este tipo de transporte com um caça, apenas carregado de munições e carga explosiva!!!

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Não há peças de reposição. No histórico destas aeronaves constam cachaduras dificeis de serem reparadas, tecnologia não repassada à FAB. Ademais, os componentes eletrônicos, pontualmente falando, não são substituíveis a não ser na compra de um conjunto completo de peças para substituir apenas uma comprometida (danificada) por exemplo. Há hipóteses, obviamente, em investir em pesquisapara modernização destas aeronaves, sem sombra de dúvida, desenvolver novos materiais, podendo até ser superiores ao projjeto final francês, como foi feito com o F5, entretanto, a atual gestão por motivos desconhecidos apertou o orçamento das forças armadas a ponto de apenas suprir o custeio, fardas para conscritos e comida (almoço da tropa), apenas. Não há investimento, ou seja, dotação orçamentária para pesquisa, inclusive reposição de peças que fossem os originais. Então, apesar de concordar que a aeronave é uma arma mortífera, sem sombra de dúvida uma espetacular máquina de combate, não houve e nem haverá verba para manutenção delas, infelizmente!

Henrique
Henrique
6 anos atrás

Da para parcelar no Carne sem IOF?

João
João
6 anos atrás

O Mirage 2000 padece de todos os problemas que as aeronaves francesas tem, que é o custo e complexidade de manutenção. Não é um caça ruim tampouco obsoleto pra operar nos padrões sul americanos, pelo contrário, ainda teria muito a voar se fossem novos e tivessem uma garantia de peças de reposição. Nesse ponto os inventários russo e o americano são muito mais vantajosos e existe uma sobrevida muito maior pra um avião proveniente de um dos dois. A escolha do Gripen pelo lado técnico deu-se unicamente por esse aspecto, pois era um caça nitidamente inferior ao Rafale e o F-18E sendo monomotor e com alcance muito curto. Tanto que a versão NG visa com esse defeito, mas com a crise colocando a sua cara assim no país, já tenho dúvidas se o contrato terá andamento.

Alex Dagoberto Monares Olea
Alex Dagoberto Monares Olea
6 anos atrás

O Brasil tem aprender com o Chile que já esta pensando em comprar os F-22 raptor, dos Estados Unidos, para substituir os F-16 que já tem…..

Sérgio Mota
Sérgio Mota
6 anos atrás

Acho um absurdo um país como o Brasil não deter tecnologia de desenvolvimento de aviões de combate com porte de multifunções e ter que depender de tecnologias estrangeiras. Fato

Lucas
Lucas
6 anos atrás

Porque o Brasil tá abaixando a cabeça pra frança, tem que expandir esse mercado ai em Brasil.

alexandre
6 anos atrás

Bem, vamos aos fatos, já que muitos desconhecem, o nosso M2000 é extremamente antigo, avionica ultrapassada, as células ja vieram no isso, com muitas horas de vôo, sim daria para por no alto novamente com uma modernização e atualização do sistema, custo disso deve ficar perto do custo indiano 60 milhões de doletas por aeronave, daria para comprar um F 16 novo, e tem outra se somente fosse feito uma maquiagem como foi feito nos do Peru, seria dinheiro jogado fora pois a própria dassault não fábrica mais mísseis ar ar para essa versão, e sem atualização total com códigos fontes ficam no popular ” capados” , diferença que com esse valor foi atualizado 43 F5 M, mais ou menos isso, agi, feita à atualização nos M2000, voariam por mais 10 anos no pau da viola

julio cesar paes
julio cesar paes
6 anos atrás

Vender para quem e por que ? deixam como reserva. mantem em funcionamento.
no vietnam os americanos usaram aviões da segunda guerra no conflito.
para ter verba para mante-los é só combater a corrupção politica no governo que sobra dinheiro .

robert
robert
6 anos atrás

xi vai ter mutreta ai …

Mauricio
Mauricio
6 anos atrás

A falta de visão estratégica deste governo foi tanta, que agora temos um gap entre a nova geração de caças suécos e a antiga frota francesa. Estamos desguarnecidos com uma frota de F5 que esteve em operação na guerra do Vietnam… Dá-lhe Brasil… A frota de caças mais mediocre da América Latina.

Samuel Braga
Samuel Braga
6 anos atrás

Será que comprando mais de um sai por um precinho melhor a unidade?

Lula
Lula
6 anos atrás

Será que aceitam um triplex em Santos ou um sítio em Atibaia como entrada?? Pois vou precisar de um destes aviões para a posse do Temer!!

Zé das Couves
Zé das Couves
6 anos atrás

Preço inbox por favor…

Laércio
Laércio
6 anos atrás

Não tenho espaço em casa!

Laercio
Laercio
6 anos atrás

Não tenho espaço em casa…

Previous Post
O "Shinshin" é o primeiro projeto de aeronave stealth do Japão (JASDF)

Avião “invisível” do Japão voa pela primeira vez

Next Post
A medida afeta apenas os 787 equipados com motores General Eletric (Boeing)

Boeing 787 passa por “recall” nos EUA

Related Posts
Total
0
Share