Fim do sono tranquilo: Aeroporto de Congonhas terá retomada de voos nas próximas semanas

Gol e Azul anunciaram que voltarão a operar a partir do aeroporto da capital paulista, mas ainda em volume modesto

(Thiago Vinholes)
Aeroporto de Congonhas: retomada de voos e fim do silêncio (Thiago Vinholes)
(Thiago Vinholes)
Aeroporto de Congonhas: retomada de voos e fim do silêncio (Thiago Vinholes)

Ainda estará longe do movimento incessante de tempos atrás, mas a tranquilidade dos moradores do entorno do Aeroporto de Congonhas tem prazo para acabar. Praticamente parado, o terminal aeroportuário, segundo mais movimentado do Brasil, está às moscas desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu o país para valer em março. Aos poucos, no entanto, algumas companhias aéreas começam a anunciar a retomada de seus voos, como a Azul e a Gol.

Trata-se de um movimento bastante tímido, é verdade, mas que deve ganhar força à medida que os casos de COVID-19 comecem a baixar, como ocorre em outros países que passaram pelo mesmo drama. A Gol, por exemplo, passará a voar de uma a duas vezes ao dia entre Congonhas e os aeroportos Santos Dumont e Juscelino Kubitschek, em Brasília, no próximo domingo, 24.

Em junho, a malha da companhia aérea será ampliada de forma mais significativa. A partir do dia 10 do mês que vem, a Gol terá até cinco voos diários para a capital federal, outros cinco para o Rio, dois para Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, e um voo para as cidades de Recife, Florianópolis, Navegantes e Salvador.

A Azul, por sua vez, anunciou nesta semana que passará a voar diariamente de Congonhas para o Santos Dumont, no Rio de Janeiro a partir de 15 de junho duas vezes ao dia durante os dias úteis e com uma frequência diária aos fins de semana. A capital de Minas Gerais também terá a mesma oferta de voos com destino ao Aeroporto de Confins enquanto Recife e Cuiabá contarão com um voo diário durante a semana e apenas uma decolagem em cada sentido aos finais de semana. Segundo a empresa, a malha deverá atingir 168 decolagens diárias no pico, incluindo outras frequências que serão reativadas.

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Existe um tráfego de pessoas que precisam do transporte aéreo para se locomover, principalmente de médicos, agentes públicos e outras categorias também. A necessidade de logística é muito necessária neste momento, principalmente porque muitas cidades ainda estão desconectadas pelo modal rodoviário. Adotando os protocolos sanitários e garantindo a segurança de nossos clientes, estamos ampliando a quantidade de voos e cidades de nossa malha conforme a necessidade”, justificou André Mercadante, gerente geral de planejamento de malha da Azul.

Atualmente, Congonhas conta apenas com alguns voos diários da LATAM para o Rio de Janeiro e Brasília, operados com o Airbus A319, sua aeronave de menor capacidade. A companhia ainda não revelou quando voltará a expandir suas operações no Brasil, mas espera-se que isso ocorra em breve.

A Azul voará diariamente de Congonhas para Recife (Diegonvs)

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