Jato executivo “off-road” Pilatus PC-24 é liberado para voar no Brasil

Aeronave de negócios capaz de operar em qualquer tipo de terreno foi certificada pela ANAC
O Pilatus PC-24 será uma das principais novidades em 2017 (Divulgação)
O Pilatus PC-24 será uma das principais novidades em 2017 (Divulgação)
O suíço PC-24, da Pilatus, cresceu e já ameaça o reinado do Phenom 300 entre os jatos leves (Pilatus)

A Synerjet, grupo que representa a fabricante suíça Pilatus no mercado brasileiro, anunciou nesta terça-feira (10) que o novo jato executivo PC-24 recebeu sinal verde para operar no Brasil. Segundo a empresa, a aeronave recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no dia 3 de março, o que libera a entrega dos primeiros modelos aos clientes no país.

O PC-24 é um dos aviões mais curiosos do mercado e surge como uma nova espécie de jato de negócios com características de avião utilitário. A aeronave com espaço para até oito passageiros é a única de sua categoria projetada para operar a partir de pistas não pavimentadas, como aeródromos de terra, grama, cascalho e neve.

Os primeiros exemplares do PC-24 foram entregues em fevereiro de 2018 a clientes nos EUA. Até essa data, o jato ainda não era autorizado a operar em pistas sem pavimentação, permissão que foi concedida somente em fevereiro deste ano pela agência de aviação civil da Europa (EASA) após a conclusão do processo de pós-certificação da aeronave.

Desde a estreia do avião no mercado, a Pilatus entregou 70 unidades do PC-24. O jato fabricado na Suíça é avaliado em cerca de US$ 10,7 milhões.

Herança utilitária

Um dos principais objetivos da Pilatus durante o desenvolvimento do PC-24, e também o elemento de maior complexidade e inovação do projeto, foi incorporar parte das características e capacidades do versátil turboélice PC-12 no modelo com motores a jato.

Seguindo essa linha, a fabricante incluiu uma porta de carga no PC-24, praticamente igual a do PC-12, e também projetou a aeronave para operar a partir de pistas não pavimentadas, o que representa um enorme desafio para um avião com motores a jato, mais sensíveis a detritos e poeira.

Além da capacidade para operar em aeródromos irregulares, o PC-24 também tem uma das melhores performances da categoria em pistas pavimentadas. De acordo com a fabricante suíço, o jato pode operar em pistas com apenas 800 metros de comprimento. Ele também voa bem: alcança velocidade máxima de 815 km/h e tem autonomia de 3.768 km (com peso máximo de 8.005 kg).

Veja mais: Primeiro Airbus A320neo executivo é concluído na Europa 

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