Novo turboélice avançado será primeira aeronave global da Embraer

Fabricante brasileira diz que projeto de aeronave de passageiros terá ampla parceria industrial e financeira, em nível nunca visto até hoje

Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)
Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)

O futuro turboélice de passageiros da Embraer promete ser o projeto mais global já desenvolvido pela fabricante brasileira. É o que revelou o chefe da divisão comercial da empresa, Martyn Holmes, nesta semana durante a convenção anual da IATA, em Doha, no Catar.

“Estamos conversando com vários parceiros em potencial ao redor do mundo e alguns deles estão na Índia. Poderão ser parcerias industriais e/ou financeiras”, disse o executivo para o Economic Times, da Índia.

O país asiático tem sido apontado como um dos potenciais parceiros da Embraer, não apenas em relação ao turboélice, mas também do cargueiro militar C-390 Millennium.

A Embraer e o governo da Índia têm conversado sobre uma possível encomenda da aeronave e que incluiria algum tipo de parceria industrial com empresas do país.

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Lançamento em 2023

Sem condições de bancar o projeto do turboélice, a Embraer tem buscado empresas no mundo para dividir o investimento bilionário. Outro possível parceiro pode vir da Coreia do Sul, dizem relatos no exterior.

Embora os E-Jets tenham vários fornecedores globais, o novo turboélice deve contar com mais parceiros de risco, entre eles o fornecedor dos motores. O plano mais recente é que a aeronave, com capacidade para transportar de 70 a 100 passageiros, seja lançada no início de 2023 e entre em serviço em 2028, disse Holmes.

O projeto preliminar do turboélice prevê uma seção de fuselagem compartilhada com os E-Jets e motores montados na cauda.

KC-390 da FAB (Sgt Bianca/FAB)

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