“Sucatinha” será preservado em Foz do Iguaçu
Antigo avião presidencial Boeing 737-200 da FAB será reformado e depois apresentado no parque das Cataratas do Iguaçu


Chegou nesse sábado (2) em Foz do Iguaçu (PR) o antigo avião presidencial Boeing 737-200, designado na Força Aérea Brasileira (FAB) como “VC-96”, aeronave que ficou conhecida como “Sucatinha”. A viagem do avião, transportado desmontado de caminhão, durou 12 dias.
O jato aposentado prestou serviço no Grupo de Transporte Especial (GTE), entre 1976 e 2010, e estava estocado na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, desde o início de 2012. O VC-96 foi cedido a empresa de táxi aéreo Helisul, que vai reformar por conta própria o Boeing e expô-lo em sua sede, localizada próximo ao portão do Parque Nacional do Iguaçu.
“A FAB cedeu o avião a Helisul por 10 anos. Vamos reformar a aeronave para exposição estática. Também queremos reativar os motores”, contou Bruno Biesuz, piloto e coordenador da Helisul, ao Airway. “Após a reforma, o avião será exposto perto da estrada que leva às cataratas”, acrescentou.
VC-96
O antigo Boeing 737, matriculado como “FAB 2115”, começou a ser desmontado na BASP em abril deste ano. O Museu Asas de Um Sonho, da Tam, já havia manifestado interesse em adquirir a aeronave, mas a suspensão das atividades no local, em fevereiro deste ano, devido a problemas econômicos, impediu a concretização do plano.
A FAB teve dois VC-96, ambos adquiridos em 1976 e desativados quase simultaneamente, em 2010. O segundo modelo, o “FAB 2116” está preservado no Museu Aeroespacial (MUSAL), desde 2010. Depois de aposentados, os 737 foram substituídos pelos Embraer E190 (VC-2).
Segundo registro da FAB, o modelo enviado para Foz do Iguaçu voou mais de 26.350 horas e efetuou 20.120 pousos em 34 anos de serviço pelo GTE.

Nota do editor: Está explícito no texto, mas de qualquer forma vale reforçar. A reforma e preservação do “FAB-2115” será totalmente bancada pela Helisul, e não com dinheiro público.
Veja mais: C-767 é o novo avião de transporte da FAB