“Elefante”, o gigante substituto do An-124, tem projeto aprimorado
Instituto de pesquisas russo apresentou uma nova configuração para a aeronave de quatro motores e capacidade para transportar até 180 toneladas

O TsAGI, Instituto Aerohidrodinâmico Central da Rússia, revelou uma nova configuração para o projeto do jato de transporte pesado “Slon” (Elefante).
A volumosa aeronave está sendo desenvolvida como substituta do An-124, principal cargueiro militar que entrou em serviço nos anos 80 na União Soviética.
Uma maquete com 2 metros de comprimento usada para testes em túnel de vento está sendo avaliada com uma fuselagem mais longa graças a uma nova seção traseira. Além disso, o Slon conta com uma carenagem asa-fuselagem aprimorada e pilones dos motores redesenhados para o formato do turbofan PD-35, atualmente em desenvolvimento.
A mudança mais chamativa, no entanto, é a adoção de winglets nas pontas das asas, a fim de reduzir o arrasto aerodinâmico. Segundo o TsAGI, a maquete pode receber vários tipos de winglets que serão testados até o final do ano no túnel de vento.
“A aeronave Slon é otimizada principalmente para uso civil. Graças à fuselagem ampliada, poderemos oferecer aos clientes o transporte de grandes volumes de carga para o alcance de voo estimado, e a asa com pontas de asa modificadas garantirá alta qualidade aerodinâmica”, disse Alexander Krutov, pesquisador do TsAGI.

Novo gigante
A Rússia estuda um sucessor para o An-124 desde que as relações com a Ucrânia ficaram abaladas e fizeram com que a Antonov perdesse sua maior cliente.
O An-124 foi desenvolvido como uma resposta ao Lockheed C-5 Galaxy, da Força Aérea dos EUA, oferecendo uma capacidade de carga de 120 toneladas, então a maior da história para uma aeronave da categoria.
O Slon deve superar com margem o desempenho do Ruslan, como também é chamado. O plano russo é que o enorme cargueiro possa voar distâncias de 7.000 km com até 180 toneladas de carga a bordo. Não há previsão para que a aeronave seja produzida até o momento.
