Primeiros E-Jets convertidos em cargueiros pela Embraer vão para Astral Aviation

Embraer converterá dois jatos de passageiros E190 em cargueiros para operar no Quênia

A Astral Aviation seria a primeira cliente do cargueiro, mas desistiu do leasing
A Astral Aviation seria a primeira cliente do cargueiro, mas desistiu do leasing (NAC)

A Embraer anunciou que os dois primeiros cargueiros E190F serão operados pela empresa aérea queniana Astral Aviation, que assinou um memorando de entendimento com a Nordic Aviation Capital (NAC) para arrendar as aeronaves por meio de leasing.

O E190F nada mais é do que um jato de passageiros E190 convertido em cargueiro por meio do programa P2F (“passenger to freight”, em inglês), que foi anunciado em março deste ano pela Embraer.

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As aeronaves que serão convertidas já fazem parte da frota existente de E190 e E195 da NAC, maior empresa de leasing de aeronaves regionais do mundo. Conforme acordo anunciado em maio, a NAC tem até 10 posições de conversão para os jatos E190F/E195F, com as primeiras entregas a partir de 2024.

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Segundo Johann Bordais, presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte, o programa P2F tem recebido uma resposta “incrível”. Além da NAC, a Embraer fechou um segundo acordo para conversão de outros dez E190/E195, mas a identidade do cliente não foi revelada.

Cargueiros convertidos

Jatos E190F e E195F (Embraer)

A ideia é aproveitar a crescente demanda por carga aérea com uma aeronave com o dobro da capacidade de turboélices e alcance três vezes maior, além de custo 30% menor que jatos convertidos como o 737 ou A320.

Entre as mudanças previstas estão a instalação de uma porta de carga dianteira principal, sistema de movimentação de carga, reforço do piso, barreira de carga rígida, barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça de carga e alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, entre outros), além da remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.

A conversão é oferecida para o E190 (E190F), com carga útil de até 13.150 kg, e para o E195 (E195F), com capacidade para até 14.300 kg. A Embraer espera realizar a mudança em cerca de 700 das mais de 1.600 aeronaves da família que estão em operação no mundo.

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