No mercado desde 2016, o A320neo é equipado com motores que consomem menos combustível (Airbus)

A Embraer entregou 35 jatos da família A320 em agosto (Airbus)

As entregas de novos aviões da Airbus voltaram a cair em agosto, desacelerando a recuperação do grupo europeu em meio a pandemia da Covid-19. O relatório divulgado pela fabricante nesta terça-feira, 8 de setembro, aponta um total de 39 jatos entregues no mês passado, abaixo dos 49 aparelhos despachados em julho e um pouco aquém das 41 entregas realizados no mesmo período de 2019.

Em contrapartida, a Airbus não registrou nenhum cancelamento de compra em agosto, encerrando a série de desistências mensais registradas desde o inicio deste ano em função da crise no setor aéreo. A empresa ainda recebeu um pedido no mês passado: um jato executivo ACJ320neo para um cliente não identificado.

A fabricante informou que entregou 284 aeronaves até agosto deste ano, o que representa um queda de 43% em relação aos 500 jatos entregues pela fabricante no mesmo período em 2019. A fabricante soma 370 pedidos brutos em 202 ou 303 pedidos líquidos, se considerados os cancelamentos registrados no decorrer deste ano.

Os 39 jatos entregues pela Airbus em agosto foram: 35 aeronaves da família A320, dois A330 e dois A350 – no mês passado, a empresa não entregou nenhum modelo widebody, algo que não acontecia desde que o grupo aeroespacial europeu estreou no mercado em 1974 (com o A300).

A carteira de pedidos da Airbus somou em 7.501 aeronaves até o final de agosto. Esse volume compreende 524 jatos da A220, 6.091 aeronaves da família A320 (incluindo 6.034 família A320neo), 319 modelos A330 (incluindo 285 jatos A330neo), 558 A350 XWBs e nove A380.

Além de sofrer com cancelamentos, as entregas de aeronaves da Airbus estão bem abaixo do normal devido aos pedidos de companhias aéreas para adiarem o recebimento de novos jatos. Com a demanda de passageiros sufocada pela pandemia, transportadoras deixaram em segundo plano a renovação e ampliação de suas frotas.

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