As diferentes faces do Boeing 747

De telescópio aéreo a super jato executivo, avião comercial mais famoso do mundo já assumiu diferentes formas em seus quase 50 anos de história

Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando
Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando

Meio cargueiro, meio passageiro

Uma das versões mais desconhecidas do 747 é o modelo Combi, um avião que divide seu espaço interno entre passageiros e cargas. O primeiro modelo a ganhar essa configuração de fábrica foi o 747-200, lançado em 1978, e posteriormente outras versões do Jumbo, mais antigas ou recentes, também foram convertidas para esse tipo de missão.

O 747 Combi possui uma porta especial na traseira para o embarque de cargas (Pieter van Marion/Creative Commons)
O 747 Combi possui uma porta especial na traseira para o embarque de cargas (Pieter van Marion/Creative Commons)

No 747 Combi, os contêineres de carga viajam na parte traseira da aeronave e o acesso é realizado por uma porta especial, de abertura horizontal. O Jumbo nessa configuração pode transportar mais de 40 toneladas de carga e ainda mantém espaço para quase 300 passageiros.

Esse tipo de operação, no entanto, vem caindo em desuso, uma vez que as empresas aéreas podem faturar muito mais com seus 747 transportando somente cargas em vez de apenas passageiros ou ambos.

O modelo mais utilizado na função combi foi o modelo 747-400, produzido entre 1988 e 2009. A companhia mais conhecida que ainda voa essa versão da aeronave é KLM, da Holanda.

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A cabine do 747 combi tem uns dos arranjos de interior mais curiosos da aviação (KLM)
A cabine do 747 combi tem uns dos arranjos de interior mais curiosos da aviação (KLM)