As diferentes faces do Boeing 747

De telescópio aéreo a super jato executivo, avião comercial mais famoso do mundo já assumiu diferentes formas em seus quase 50 anos de história
Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando
Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando

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Outro Boeing 747 da NASA foi o Shuttle Carrier Aircraft, uma versão modificada do 747-100 para transportar os antigos ônibus espaciais em suportes na parte superior da fuselagem. A agência americana operou dois desses aviões entre 1977 e 2012.

Carregar um ônibus espacial "nas costas" não é uma tarefa fácil: os aparelhos pesavam cerca de 16 toneladas (NASA)
Carregar um ônibus espacial “nas costas” não é uma tarefa fácil: as antigas naves pesavam cerca de 14 toneladas (NASA)

Pode parecer até exagero, mas a principal função desse 747 era transportar “nas costas” os ônibus especiais entre o antigo centro de pousos da NASA até o Kennedy Space Center, separados por meros 13 km de distância, na ilha Merrit, na Flórida. A aeronave também foi usada em poucas ocasiões em testes do primeiro ônibus espacial, o USS Enterprise, em 1977. No ensaios, a espaçonave era liberada dos suportes no Jumbo e continua seu voo planando até pousar.

Carregar os ônibus espaciais no 747 exigia uma complexa estrutura de elevação (NASA)
Carregar os ônibus espaciais no 747 exigia uma complexa estrutura de elevação (NASA)

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