As diferentes faces do Boeing 747

De telescópio aéreo a super jato executivo, avião comercial mais famoso do mundo já assumiu diferentes formas em seus quase 50 anos de história
Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando
Em quase 50 anos de história o 747 já voou muito além da aviação comercial e ainda continua se reinventando

O “Beluga” da Boeing

Uma das curiosidade no processo de produção da Airbus é a utilização do cargueiro Beluga, usado para transportar grandes componentes aeronáuticos, como asas e sessões de fuselagem, entre uma fábrica e outra. Acontece que a Boeing também conta com um avião desse tipo, e bem maior: o 747 Dreamlifter.

(Scott Wright/Creative Commons)
O Dreamlifter foi projetado para transportar componentes do Boeing 787 (Scott Wright/Creative Commons)

A versão mais diferente do 747 foi desenvolvida por engenheiros da Boeing em Moscou, na Rússia, e as aeronaves, baseadas em modelos 747-400 aposentados da aviação comercial, foram convertidas em Taiwan. O primeiro voo do Dreamlifter foi realizado em 9 de setembro de 2006 e no ano seguinte a aeronave foi declarada operacional.

A principal função do Dreamlifter é transportar componentes do 787 Dreamliner entre as fábricas da Boeing pelos EUA, fato que exigiu uma severa modificação na fuselagem da aeronave. Ao todo, a fabricante possui quatro aparelhos nessa função, cada um adquirido e convertido por cerca de US$ 1 bilhão.

De acordo com dados da Boeing, o Dreamlifter pode transportar 113 toneladas de cargas em voos de até 7.800 km – é o 747 com alcance mais baixo e também o mais lento (878 km/h contra 910 km/h do 747-400). E também o mais esquisito…

(Eric Salard/Creative Commons)
O embarque de cargas é realizado pela traseira do Dreamlifter (Eric Salard/Creative Commons)

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