Quantos KC-390 a Embraer pode vender a países interessados no maior avião brasileiro?

Após ser escolhido pela Áustria, aeronave multimissão é avaliada por ao menos nove países. Entenda o potencial de vendas do cargueiro
Embraer KC-390 Millennium
Embraer KC-390 Millennium (FAB)

O KC-390 Millennium é uma aeronave que comprou uma briga contra um dos maiores campeões de vendas da história da aviação, o C-130 Hercules.

O turboélice de quatro motores da Lockheed Martin é um cargueiro militar que está há quase sete décadas em produção e que se espalhou pelo mundo desde então.

Versátil, resistente e bancado pelo governo dos EUA, o Hercules continua a angariar encomendas, fruto da sua capacidade ainda relevante e da força política norte-americana.

How many KC-390s can Embraer sell to potential interested countries?

Mas o jato bimotor da Embraer, que supera o Hercules em praticamente todos os quesitos técnicos, começa a somar um número significativo de clientes no início da sua carreira.

O protótipo do Hercules em seu voo inaugural em 1954: mais de 2.500 aviões produzidos (LM)

Dias atrás mais um “tijolo do muro levantado pela Lockheed foi derrubado”: a Áustria anunciou a seleção do C-390 Millennium para substituir seus C-130K.

A força aérea austríaca pretende receber quatro aeronaves que devem ser incluídas na futura encomenda da Holanda – o país comprará cinco C-390. Com esses contratos à vista, a maior aeronave já desenvolvida pela Embraer chega a 35 unidades encomendadas.

É uma quantidade ínfima se comparada às mais de 2.500 unidades já entregues do Hercules, mas há no momento várias negociações que podem ‘engordar’ a carteira de pedidos do KC-390.

Ao menos 120 jatos podem ser anunciados nos próximos meses, caso a Embraer tenha sucesso em convencer os interessados na aeronave.

A Áustria será o 5º país a operar o C-390, com quatro aeronaves a serem encomendadas (Embraer)

Confira os países já confirmados como candidatos adquirir o jato:

África do Sul – 6 aeronaves (?)

A Força Aérea da África do Sul vive uma crise financeira que já deixou no chão seus caças Gripen. O país tem hoje seis C-130B bastante desatualizados e chegou a anunciar que iria reformá-los. O KC-390, no entanto, pode ser uma alternativa de longo prazo. O nome da nação africana apareceu em uma apresentação do governo brasileiro no começo de ano.

Angola – 4 aeronaves

Outro país africano que avalia o C-390 é a Angola, conforme revelou o governo brasileiro durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A força aérea angolana teria interesse em quatro unidades que substituiriam seus antigos aviões de origem soviética como o cargueiro An-12.

Jatos KC-390 de Portugal e do Brasil reunidos no Paris Air Show 2023 (Ricardo Meier)

Coreia do Sul – 12 aeronaves (?)

A Força Aérea da República da Coreia do Sul (ROKAF) pretende ampliar sua capacidade de transporte por meio do programa Large Transport Aircraft – LTA II. Mas o país passa sinais ambíguos já que também planeja desenvolver uma aeronave do tipo, mas um pouco maior que o KC-390.

No momento, a ROKAF tem 12 C-130H e quatro C-130J. A Embraer já anunciou parcerias com empresa sul-coreanas a fim de preparar uma possível colaboração na montagem dos jatos caso seja vencedora na concorrência.

Egito – 12 aeronaves (?)

O Egito apareceu na mesma apresentação onde consta a África do Sul, mas não há qualquer outra informação pública sobre essa hipótese. A força aérea egípcia tem duas dezenas de turboélices C-130H, mas um pedido de 12 novos C-130J.

Grécia – 6 aeronaves (?)

O governo da Grécia também conversa com a Embraer sobre o C-390 Millennium, mas até agora não há sinalização clara sobre o que a força aérea pretende fazer. Meses atrás, o país chegou a cogitar a compra de C-130J de segunda mão da Itália mas o acordo não prosperou. A situação bastante precária dos C-130 gregos, no entanto, pode obrigar a uma decisão breve.

A Embraer quer vender até 80 KC-390 para a Índia (Embraer)

Índia – até 80 aeronaves

A concorrência para um novo avião de transporte militar da Índia é de longe a maior potencial de mudar o panorama do Millennium. A força aérea indiana pretende adquirir até 80 aviões, mas um acordo nesse caso inclui produção local e transferência de tecnologia.

Por isso a Embraer intensificou negociações com grandes grupos indianos como a Tata, Hindustan e a HAL a fim de convencer o governo do país que o C-390 é a melhor opção.

República Tcheca – 2 aeronaves

A República Tcheca é considerada uma das mais fortes candidatas a se tornar um novo cliente da Embraer. Em maio, o comandante da força aérea reconheceu que o C-390 Millennium é o que mais se encaixa nos requerimentos da força aérea. No entanto, o pedido será pequeno: apenas duas aeronaves, como a Hungria.

Ruanda – 2 aeronaves (?)

O pequeno país africano tem uma modesta força aérea, formado por alguns helicópteros e aviões leves, mas foi citado pelo governo como um dos possíveis clientes do C-390. Em posts em redes sociais de Ruanda fala-se em dois jatos a serem encomendados.

C-130 da Suécia (FAS)

Suécia – 6 aeronaves

É outro potencial comprador do C-390 Millennium após o Ministro da Defesa, José Múcio, anunciar uma viagem à Estocolmo em outubro para negociar um acordo em troca de mais caças Gripen, fabricados pela Saab. Estima-se que até seis jatos de transporte podem ser encomendados.

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Potencial para 490 encomendas

A soma das quantidades hipotéticas e confirmadas chega a 130 aviões, ou quase quatro vezes as vendas até o momento. A estimativa, no entanto, fornece apenas uma noção da realidade já que muitas negociações podem fracassar ou terem seus condições alteradas.

Mas ela encontra eco nas perspectivas da própria Embrar, que enxerga um potencial para vender cerca de 490 KC-390 nos próximos 20 anos.

O que é certo é que existe um grande mercado a ser explorado à medida que o velho Hercules for aposentado.

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