Embraer mostra progresso na conversão do E190 em cargueiro

Modelo E190F é projetado para transportar até 10,7 toneladas de carga; entrega do primeiro jato convertido é programada para 2024
Primeiro E190F recebendo a sessão de fuselagem com a porta de carga (Embraer)

A Embraer divulgou hoje (5), pelas redes sociais, imagens do primeiro jato E190 de passageiros em processo de conversão para cargueiro, que recebe a designação E190F. O avião é modificado na fábrica da empresa em São José dos Campos (SP), como parte do programa P2F (de Passenger to Freighter/Passageiro para Cargueiro) anunciado em março de 2022.

Nas imagens, a Embraer mostra a substituição de uma parte da seção da fuselagem do E190 original por uma nova, com uma grande abertura. Essa área será posteriormente destinada à instalação da porta de carga da aeronave, que está projetada para transportar até 10,7 toneladas de carga.

O trabalho de conversão no E190F também inclui transformação da cabine de passageiros em espaço para cargas, com piso reforçado, além da instalação detectores de fumaça e alterações no sistema de geração do ar, entre outros itens. O programa de modificação também contempla o E195F – que é projetado para transportar até 12,3 toneladas de cargas.

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Retirada da seção de fuselagem original do E190 de passageiros (Embraer)

De acordo com o fabricante, o E190F será capaz de voar por 3.723 km (2.010 milhas náuticas) com carga paga máxima ou 4.500 km (2.430 milhas náuticas) com carga volumétrica máxima. Já o E195F tem alcance de 3.000 km (1.620 milhas náuticas) com carga paga máxima e de 3.945 km (2.130 milhas náuticas) com o máximo de cargas volumosas.

Cargueiro ágil

A Embraer espera ocupar uma categoria de cargueiros atualmente sem representantes, com capacidade e alcance superiores a de turboélices de carga como o ATR 72-600F, mas com custos mais baixos que os Boeing 737 e Airbus A320 convertidos para carga.

O primeiro cliente do programa P2F será a empresa aérea queniana Astral Aviation, que assinou um memorando de entendimento com a Nordic Aviation Capital (NAC) para arrendar as aeronaves convertidas. Conforme acordo revelado em maio de 2022, a NAC tem até 10 posições de conversão de E-Jets, com as primeiras entregas a partir de 2024.

O grupo Lanzhou vai converter 20 E-Jets em suas instalações na China (Embraer)

Além da NAC, a Embraer fechou um segundo acordo para conversão de outros dez E190/E195, mas a identidade do cliente ainda não foi revelada.

O desenvolvimento mais recente dos E-Jets P2F foi assinatura de uma carta de intenções da Embraer com o Lanzhou Aviation Industry Development Group para converter 20 aeronaves em cargueiros na China.

A entrega do primeiro E190F é programada para 2024. Antes disso, porém, a aeronave convertida ainda precisa ser certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

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